Inicial / Programas e Serviços / Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção

Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção

O PROGRAMA

A construção civil movimenta a economia, multiplica empregos em todo o país e a cada dia diminui o risco de acidentes. Respeito pelo trabalhador e segurança são os meios para atingir qualidade de vida. É assim que o Brasil se constrói, sem brincar em serviço.

O Brasil aguarda grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O trabalho aumentou, já que é preciso deixar o país pronto para receber esses momentos históricos. 

Obras para construir e reformar estádios, rodovias, portos, aeroportos e edifícios para o ramo hoteleiro estão a todo vapor. E acidentes podem ocorrer.

O SESI acredita que a melhor ferramenta para a prevenção contra acidentes é a informação. Em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e com os representantes estaduais do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (SECONCI) e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (SICEPOT) , foi desenvolvido o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST IC).

O PNSST IC é um programa de inovação tecnológica em segurança e saúde no trabalho, de abrangência nacional, que irá divulgar métodos, soluções e conhecimento para reduzir os acidentes e doenças no trabalho na indústria da construção, com ênfase nos acidentes fatais e incapacitantes. O material será apresentado em vídeos, documentos e impressos, no formato de reportagens, pesquisas e comentários de especialistas para os profissionais de SST dentro das empresas.


Estudo de SST IC

Visa à geração e disseminação de informações sobre SST na indústria da construção, orientando no desenvolvimento de novas intervenções de âmbito nacional. Este estudo servirá como piloto para o desenvolvimento de uma revista seriada sobre SST para a indústria da construção.

Série de vídeos 100% seguros

Os vídeos são sobre programas de SST voltados para a indústria da construção, com os objetivos de:

  • Oferecer as indústrias de construção civil vídeos que auxiliem na prevenção dos acidentes relacionados aos seus processos produtivos;
  • Tornar possível o acesso á informação por parte de empregados, entidades representativas e sindicato;
  • Mostrar formas de aplicação de estratégias de SST para indústria de diferentes portes e realidades distintas, fazendo um retrato das características das regiões do país;
  • Atender a legislação de Segurança e Saúde do trabalho vigente.

Veja os vídeos no canal do SESI no youtube

Programa se sensibilização e treinamento

Ampliar o acesso dos trabalhadores às informações sobre segurança no trabalho da indústria da construção, priorizando temas de maior relevância para a prevenção dos acidentes fatais e incapacitantes.

Aprendendo com SST e curso – Cidadania e a SST na IC

Esses projetos consistem na inserção de temas voltados à cidadania e segurança e saúde do trabalho em canteiros de obras, contribuindo na formação de um cidadão consciente e na mudança de atitude do trabalhador para a prevenção de acidentes. Este subprojeto é desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Educação do Trabalhador da Indústria (NETI).

Sobre ralmeida