Inicial / Notícias SESI/SENAI / SENAI AP capacita artesãos e costureiras amapaenses
SENAI AP capacita artesãos e costureiras amapaenses

SENAI AP capacita artesãos e costureiras amapaenses

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá está ofertando o curso de produção de sacolas ecológicas a 40 costureiras e artesãos do estado. Com a capacitação, a lona vinílica, principal item utilizado em banners, fundos de palco e outdoors, painéis, pórticos e outros materiais promocionais, vem ganhando nova utilidade. Os produtos serão comercializados nas feiras de Macapá e Santana.

A ação é resultado da parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE). Na primeira etapa, que acontece até 8 de julho, o curso acontece no SENAI, nos turnos da tarde e noite. Confeccionadas com uma mistura de substâncias diferentes, entre as quais PVC e fibra de nylon, a lona demora 400 anos para se decompor naturalmente.

O diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, disse que a instituição está de portas abertas para apoiar grandes projetos. “Temos uma larga experiência na qualificação profissional e contamos com técnicos experientes, de visão empreendedora e com equipamentos de ponta. Este processo confere sustentabilidade aos produtos feitos com material que seria descartado”, ressaltou o diretor.

A instrutora de Moda e Confecção do SENAI, Patrícia Farias, explica que além de ajudar o meio ambiente, o reaproveitamento do material pode gerar uma renda extra e abrir portas no mercado de trabalho. “Eles estão aprendendo a fazer o corte correto das lonas e as técnicas de costura industrial, entre outras informações. Com potencial empreendedor e tendo essa oportunidade, acredito que o curso possibilitará geração de renda e melhor qualidade de vida”, avaliou a instrutora.

O aluno Elton Leandro, 18 anos, aprendeu a costurar com sua mãe. “Faço reparos em roupas e bonecos que exponho em feiras artesanais. Sempre que posso, aproveito o tempo que tenho após a escola para aprender um ofício”, disse.

Finalizada a primeira fase da capacitação, as alunas vão receber instruções teóricas, com palestras sobre empreendedorismo, capital, vendas, gestão de negócios, fortalecimento da rede da economia solidária, segurança no trabalho, entre outros.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach