Inicial / Notícias SESI/SENAI / Mais de 500 amapaenses são certificados pelos cursos do Barco-Escola Samaúma

Mais de 500 amapaenses são certificados pelos cursos do Barco-Escola Samaúma

Macapá – Mais de 500 amapaenses foram certificados na manhã desta terça-feira, 19, após um mês e meio de aulas intensas no Barco-Escola Samaúma. Cursos nas áreas de confeiteiro, pedreiro, eletricista, padeiro, operador de computador e mecânico de motor, oportunizaram que estudantes de todas as idades fossem contemplados por um dos 16 cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI/AM), por meio da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), SENAI/AP, SESI/AP e Governo do Estado do Amapá.

O barco foi cedido ao SENAI/AP pela FIEAM, para atender uma solicitação do SESI e do SENAI no Amapá. Desde novembro de 2013, o Samaúma já qualificou mais de 2.200 pessoas no Estado.

Para o diretor de Operações do SENAI/AP, Adriano Cardoso, a formatura é o ponto de partida rumo ao sucesso profissional dos alunos. “Acreditem no seu potencial e tenham a certeza que por meio dele, vocês terão oportunidade de melhorar de vida. Continuem estudando e se desenvolvendo profissionalmente. Nossa instituição está de portas abertas. Agradecemos a cada um de vocês, que confiou no SENAI/AP e na nossa capacidade de preparar profissionais para o mundo do trabalho”, pontuou Adriano Cardoso.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Glauco Cei, falou que o mercado de trabalho está carente de mão de obra especializada e destacou que com o certificado de uma instituição competente como o SENAI, oportunidades de emprego ficam bem mais fáceis de serem encontradas. “Na oportunidade agradeço à CNI, ao SENAI e ao SESI por disponibilizar cursos de qualificação para nossa comunidade, e desejo que esta oferta possa ser constante”, disse.

Fernando Teixeira, representante da Secretaria Municipal de Educação, lembrou sua trajetória como ex-aluno do SENAI/AP, instituição que preza pela qualidade e seriedade. “Tenho a satisfação de fazer parte desta história. Desejo sorte a cada novo profissional e os aconselho a nunca deixarem de estudar”, declarou.

Durante a passagem do Samaúma pelo Amapá, Auriene Barbosa Carvalho, 35 anos, já se qualificou em cinco cursos. Ela conta que já tem certificado de Confeiteiro Industrial, Eletricista, Padeiro, Reparador de Condicionador de Ar e Educação Alimentar – Cozinha Brasil, e que participou de alguns cursos inclusive, enquanto o barco estava ancorado em Santana. “Ainda não estou procurando emprego, estou me dedicando a estudar e aprimorar meu currículo, e tenho certeza de que será muito mais fácil trabalhar depois disso”.

Cleide de Jesus, 41 anos, é moradora de Santana, local em que frequentou mês passado, as aulas de Confeitaria. Durante o curso fez amizade com Auriene e hoje pensam em abrir um negócio próprio na área de alimentos. “Acabei de concluir os cursos de Qualidade no Atendimento ao Cliente e Educação Alimentar. Continuarei aproveitando as oportunidades que surgirem para realizar meu sonho de melhorar de vida fazendo e vendendo bolos, pães e salgados”.

O diretor regional do SESI e do SENAI no Amapá, Sergio Moreira, agradeceu a todos os envolvidos no Projeto e frisou que a nova gestão está trabalhando para que jovens e adultos da região Norte tenham lugar no mercado de trabalho e opção de emprego e renda. “Agradecemos ao SENAI/AM que nos cedeu o Samaúma por entender nosso esforço em reconstruir a história de nossa instituição no Amapá. Tenho muito orgulho de participar deste momento de educação e conhecimento”, afirmou Moreira.

Participaram da cerimônia de formatura o Superintendente Corporativo do SESI e do SENAI, Heber Xavier, o gerente executivo de Tecnologia e Educação do SENAI/AP, Wellington Penetra, e a coordenadora em exercício do Samaúma, Vanessa Brito, além dos professores dos cursos ministrados no barco e familiares dos formandos.

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944. E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre