Inicial / Notícias SESI/SENAI / Abertura de Seminário sobre Educação Profissional reúne centenas de participantes
Abertura de Seminário sobre Educação Profissional reúne centenas de participantes

Abertura de Seminário sobre Educação Profissional reúne centenas de participantes

Macapá – O I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá, que discute os desafios e oportunidades do segmento de ensino, começou nesta quarta-feira, 10, no Teatro das Bacabeiras. O primeiro dia da programação, que encerra na sexta-feira, 12, reuniu centenas de profissionais da educação, acadêmicos e interessados no tema, também foi marcado pela apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, da cantora Silmara Lobato e do grupo de Marabaixo do Instituto Federal do Amapá.

O evento é resultado da parceria formada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, Governo do Estado, Conselho Estadual de Educação (CEE-AP), instituições do Sistema S, órgãos e instituições públicas e privadas de educação.

Na abertura, a palestra magna, proferida pelo especialista em supervisão de ensino e administração escolar, Francisco Aparecido Cordão, abordou o tema “A Educação Profissional no Brasil: desafios e perspectivas”. Para o palestrante, a Educação Profissional exige das escolas e das instituições dedicadas a ela um novo compromisso, voltado para a oferta de programas formativos comprometidos com resultados de aprendizagem.

“O cidadão que procura um curso profissionalizante, na verdade, quer desenvolver competências profissionais que o conduzam a um exercício profissional competente, que permita a ele adquirir seu primeiro ou um novo emprego, ou conseguir progredir em sua profissão. Isso é desafiador para quem atua neste ramo de ensino”, destacou Francisco Aparecido Cordão.

I Seminário de Educação Profissional

O objetivo principal do Seminário é gerar conhecimento e reflexões no âmbito da educação profissional envolvendo perspectivas de políticas públicas, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, da ciência, da inovação e das referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem.

“Hoje é um momento muito especial para nós que fazemos parte do Sistema S, porque mostra que estamos construindo solidamente uma maneira de trabalhar absolutamente inovadora, com muito esforço, a partir de estratégias, para juntos fazermos mais e melhor pelo estado. Este Seminário é resultado da parceria, que envolve, ainda, outros agentes que promovem a educação profissional no Amapá”, declarou o Diretor Regional do SESI e do SENAI do Amapá, Sergio Moreira, na solenidade de início do evento.

Também participaram da cerimônia, o Superintendente Corporativo e o Diretor Jurídico do SESI e do SENAI Amapá, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano e Jean Alves, respectivamente; a diretora de Operações do SENAI AP, Deusa Carvalho; a superintendente do SESI AP, Alyne Vieira; e os assessores da Confederação Nacional da Indústria, Sara Yehia e Artur Solon.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach