Inicial / Notícias SESI/SENAI / Seminário de Educação Profissional: segundo dia é marcado por palestras e exposições de profissões
Seminário de Educação Profissional: segundo dia é marcado por palestras e exposições de profissões

Seminário de Educação Profissional: segundo dia é marcado por palestras e exposições de profissões

Macapá – Nesta quinta-feira, 11, o I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá promoveu palestras de renomados especialistas da área e realizou exposições práticas de profissões. O evento é resultado da parceria formada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, Governo do Estado, Conselho Estadual de Educação (CEE-AP), instituições do Sistema S, órgãos e instituições públicas e privadas de educação. As atividades acontecem no Teatro das Bacabeiras e encerram na sexta-feira, 12.

No segundo dia de programação, o colunista da revista Veja, Claudio de Moura Castro, palestrou sobre Tecnologia e Inovação na Educação Profissional. Ele foi acompanhado pelo gerente-executivo da Universidade Corporativa (Unindústria), Márcio Guerra, e pelo Especialista em Docência para Educação Profissional, Edson Maia Júnior.

Na mesa de debate os profissionais explanaram sobre os desafios que o segmento de ensino propõe. “Investir em educação e em formação profissional significa preparar as pessoas para aproveitarem seu potencial, da melhor maneira possível. Para isso é preciso acertar na escolha da profissão, aproveitar as oportunidades corretamente”, pontuou Claudio de Moura Castro.

Ao longo do dia outras atividades foram ofertadas para os participantes do Seminário. Além da mesa de debate “Educação Profissional, formação docente e a interface com a EJA”, conduzida pelo Doutor em Engenharia Química, Rafael Almada, e pelo Gerente de Educação do Departamento Nacional do SESI, Sergio Gotti, também foram realizadas as mesas redondas: “Permanência e êxito na Educação Profissional” e “O estágio na Educação Profissional: desafios e responsabilidades”.

Na área externa do Teatro as instituições realizadoras do evento expuseram práticas dos cursos que ofertam. No palco móvel do SESI AP foram realizadas diversas apresentações culturais. Na unidade de Educação foram apresentados os cursos a distância e os destinados aos alunos que desejam fazer o ensino médio, simultaneamente a um curso técnico. A população também pode acompanhar as atividades relacionadas aos cursos técnicos do SENAI AP, desenvolvidas nas unidades móveis de Construção Civil, Panificação e Segurança do Trabalho.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (12/08)

8h às 10h – Mesa de debate “Mundo do trabalho e Educação Profissional: tendências de mercado e perspectivas”. Palestrante: Fernando Vargas – Membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e Especialista Sênior da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

10h30 às 12h30 – Mesa redonda “A Educação Profissional e as possibilidades com o empreendedorismo e o cooperativismo”. Debatedores: Vânia Rego – Mestre em Gestão e Políticas Públicas Educacionais e Anderson Pena – Membro do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach