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Histórico da Escola

1- Visconde de Mauá

Irineu Evangelista de Souza nasceu em Arroio no Estado do Rio Grande do Sul de origem humilde, órfão aos anos.
Indo com o tio para o Rio de Janeiro onde empregou–se no comércio, pouco tempo depois passou a trabalhar numa firma inglesa, de Ricardo Carruthers, que tornou – se grande amigo e protetor de Irineu.
Irineu fez várias viagens à Inglaterra onde aperfeiçoou seus conhecimentos comerciais e industriais, voltou ao Brasil, rico, empreendedor e arrojado, quando realizou:

– Construção de navios em estaleiros nacionais,
– Exploração de minérios de ferro e cobre em Santa Catarina,
– Abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro,
– Criação de uma colônia agrícola na barra do Rio Negro em Manaus,
– Construção da Estrada de Ferro Pedro II,
– Navegação do Rio Negro com navios à vapor,
– Criação do Banco do Brasil,
– Iluminação á gás da cidade do Rio de Janeiro,
– Criação da Companhia de Rebocadores do Rio Grande do Sul;
– Inauguração de Telégrafo brasileiro ligado á Europa.

Pelos inúmeros serviços que prestou ao Brasil e pela “ criação da 1º Estrada de Ferro Brasileiro, recebeu o título de Barão e logo depois de Visconde de Mauá, caluniado pelos inimigos, com seus negócios particulares seriamente comprometido acabou por falir. Com energia e determinação pagou seus credores, deixou seu nome limpo, mas doente retirou–se para Petrópolis onde faleceu em 1889.

HISTÓRICO 

O Serviço Social da Indústria (SESI), criado pelo Decreto – Lei nº 9.403 de 25 de Junho de 1946, é uma entidade de direito privado. Tem por objetivo pesquisar, planejar e executar planos que venha contribuir para o bem estar social e o desenvolvimento dos industriários e trabalhadores de atividades afins. Mantém, entre outros, o serviço educacional que trabalha integrado com os demais, assim como em união de esforços com a família e a comunidade. Mantida pelo SESI, do qual é parte, a escola desenvolve seu plano de trabalho segundo, também, normas do SESI, sendo as últimas publicadas no documento Nacional, em Brasília.

O SESI surgiu no Território Federal do Amapá, na Capital, em 1960, tendo como primeiro administrador José Alves Pessoa.

Até o fim de 1970 este estabelecimento chamou–se Escola do SESI, passando, no ano seguinte à Escola Visconde de Mauá como homenagem prestada a Irineu Evangelista, Visconde Mauá, incentivador da indústria no Brasil.

A Escola  Visconde de Mauá oferece os seguintes níveis de modalidade de ensino.

  • Educação Infantil: 1º e 2º período, faixa etária de 4 a 5 anos;
  • Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano, faixa etária de 6 a 14 anos;
  • Modalidades de educação de jovens e adultos: Ensino fundamental e médio para alunos com idade igual ou superior a 15 e 18 anos respectivamente. Essa modalidade articula-se a educação profissional   SENAI/AP.

A trajetória do SESI/AP tem sido pela contribuição na oferta de serviços educacionais a crianças, jovens e adultos, dividindo com o poder público a responsabilidade no atendimento à demanda por educação e assim cumprindo com a missão do Serviço Social da Indústria no Estado do Amapá com:promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com o foco em educação, saúde e lazer e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.

São finalidades educativas da Escola Visconde de Mauá

Sobre ralmeida

Um comentario

  1. carolina peixoto ferreira

    Prezad@s,

    Tenho dois filhos, Antônio Bento, de 6 anos, indo para o primeiro ano do ensino fundamental, e Flora Maria, de 7 anos (completará 8 anos em março de 2015), indo para o terceiro ano. Conosco está também o Leandro, filho de nossa secretária. Tem 14 anos e está indo para o nono ano. Residimos atualmente em Porto Seguro/BA e estamos de mudança para Macapá. Gostaria de obter informações sobre a escola. Será que podem me responder algumas perguntas? Fico muito grata.

    0. Qual o horário das turmas de primeiro e terceiro ano?

    1. Já possuem um calendário para 2015? Se sim, podem disponibilizar?

    2. Qual o valor da mensalidade para meio período e para período integral (se houver)? Há algum tipo de desconto?

    3. Já iniciaram o período de matrículas? Há vagas? Em que período?

    4. Vocês oferecem serviço de transporte escolar?

    5. Qual o número de alunos e professores por turma (primeiro e terceiro ano)?

    6. Com que idade os alunos ingressam nas turmas (primeiro e terceiro ano)?

    7. Como é um dia típico do aluno para a turma do primeiro ano?

    8. Como é um dia típico do aluno para a turma do terceiro ano?

    9. Qual é a formação do(a)s professore(a)s da Escola?

    10. Como funciona o processo de adaptação?

    11. As crianças levam o lanche de casa ou a escola oferece? Se é a escola, que tipo de alimentos são oferecidos?

    12. As crianças brincam? E o(a)s professore(a)s brincam com elas?

    13. Como as educadoras atuam frente às disputas e eventuais ações físicas que acontecem entre as crianças?

    14. Como funciona a comunicação entre a escola e a família?

    15. Quantas reuniões de pais há por ano?

    16. Como é feita a avaliação das crianças do primeiro e terceiro ano?

    17. Tem área verde na escola? Se sim, as crianças desenvolvem atividades neste espaço?

    18. Há atividades diferenciadas tais como aulas de música, dança, capoeira, línguas?

    19. Qual é a linha pedagógica da escola? Possuem Projeto Político Pedagógico? Se sim, podem disponibilizar?

    20. Possuem Regimento Interno? Se sim, podem disponibilizar?

    Se puderem me responder estas perguntas ficaria muito grata!