Inicial / SENAI AP orienta empresas amapaenses participantes do Programa Brasil Mais Produtivo
SENAI AP orienta empresas amapaenses participantes do Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI AP orienta empresas amapaenses participantes do Programa Brasil Mais Produtivo

Macapá – Consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá estão atendendo empresas que participam do Programa Brasil Mais Produtivo. Ao longo do mês de agosto eles estão desenvolvendo atividades na cozinha industrial Das Marias, a quarta empresa atendida pelo Programa. O trabalho é feito, em média, durante três meses, e baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Uma das proprietárias da cozinha industrial Das Marias, Maria Cristina Paiva, destaca as expectativas que tem para o resultado do trabalho. “Espero que, com o diagnóstico realizado pela consultoria possamos criar procedimentos capazes de facilitar nossa rotina de trabalho, diminuir nossos custos e permitir nosso amadurecimento empresarial. Queremos otimizar nosso tempo e desenvolver práticas que sejam úteis para os funcionários e para o negócio”, comentou.

A Padaria Christiane foi a primeira empresa atendida pelos técnicos do SENAI AP. De propriedade do casal Carlos Luciano e Christiane Lisboa, o empreendimento tem mais de dez anos de atividade na cidade e conta, atualmente, com três pontos comerciais. “Traçamos uma meta daquilo que gostaríamos de implantar na empresa e conseguimos superar as expectativas. Foi muito positivo e, por isso, recomendamos o trabalho para outros empresários”, ressaltou Carlos Lisboa.

Brasil Mais Produtivo

O Programa propõe soluções para a baixa produtividade da indústria brasileira. O objetivo é atender 3 mil empresas industriais de pequeno e médio porte em todo o Brasil, de quatro setores prioritários: alimentos e bebidas, metalmecânico, moveleiro, vestuário e calçados. Desses, o SENAI AP atende apenas alimentos e bebidas.

A iniciativa é uma realização do SENAI, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Partimos de metodologias testadas e que já apresentaram bons resultados, uma vez que o Programa se propõe a ofertar ganhos de eficiência em curto prazo para as empresas participantes. O projeto mostrou que é possível ter ganhos significativos de maneira rápida e econômica, alcançando um grande número de empresas. Desta maneira, contribuímos com a melhoria do padrão de desempenho da indústria brasileira “, frisou o supervisor de Tecnologia e Inovação do SENAI AP, José Reinaldo Nascimento.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach