Inicial / Notícias SESI/SENAI / Atividade realizada por alunos do SENAI AP incentiva prática do Programa 5s
Alunos do SENAI AP realizam atividade baseada no Programa 5s

Atividade realizada por alunos do SENAI AP incentiva prática do Programa 5s

Macapá/Santana – Uma turma de alunos do curso de Eletricidade, do Centro de Formação Profissional (CFP) Macapá, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) colocou em prática o programa 5s em atividade de sinalização do CFP Santana. Os jovens contribuíram para a organização do ambiente de trabalho e aprenderam a diferença entre as placas indicativas, de alerta e educativas. A iniciativa foi acompanhada pelos instrutores Alcemira Magave, Taigo Santos e Divando Benassuly.

O 5s é uma das ferramentas que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades. A proposta é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional, além de melhorar o ambiente de trabalho no sentido físico, lógico e mental.

A metodologia 5s proporciona avanços no clima organizacional, na produtividade e consequentemente motiva os funcionários, é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seisou (senso de zelo ou de limpeza), seiketsu (senso de saúde e higiene) e shitsuke (senso de autodisciplina).

“A intenção é que todos adotem o Programa, colaboradores e alunos. Em meio a tantos recursos disponíveis na vida e nas organizações, é preciso aprender a utilizá-los. O 5s funciona a partir do momento que o indivíduo internaliza este conceito e o coloca em prática. A filosofia é de base educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atua nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos, e em outras anomalias do ambiente” ressaltou o instrutor Divando Benassuly.

O aluno Jefferson Moura destacou a importância de contribuir para a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional das pessoas, levando em conta a preservação de valores e o bem-estar. “É muito importante poder aliar o conhecimento técnico ao teórico, pois além de aprender fazendo, trabalhamos em equipe. O 5s nos ensina a aplicar o bom senso na utilização de coisas e espaços e isso é essencial para a formação de todos os profissionais”, frisou.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach