Inicial / Notícias SESI/SENAI / Projetos de alunos do SESI e do SENAI conquistam primeiro lugar na IV FECEAP
Aulas de robótica estimulam aprendizado de alunos do SESI AP

Projetos de alunos do SESI e do SENAI conquistam primeiro lugar na IV FECEAP

Macapá – Os três projetos dos alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, inscritos na quarta edição da Feira de Ciências e Engenharia do Estado (Feceap), conquistaram o primeiro lugar nas categorias que concorreram.

Com o trabalho “Aproveitamento do caroço de açaí como biomassa”, os alunos do Ensino Fundamental II, Francisca Maciel, Gabriel Ferraz e Gabrielly Picanço, conquistaram o primeiro lugar na categoria Biologia. Acompanhados pelos professores de Ciências do SESI e de Matemática, Jesuene Souza e Edgar Isacksson, os jovens também receberam as credenciais para o “Encuentro Internacional de Onda: Yo Amo La Ciencia”, que acontecerá ano em 2017 em Bogotá.

O projeto “Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos”, recebeu o troféu de primeira colocação na categoria Engenharia. Renata Sousa, José Quirino e Bruno Cardoso, alunos do Ensino Médio do SESI foram orientados pelos professores de Física e de Matemática, Danilo Ramalho e Edgar Isacksson. Os estudantes receberam também, certificados do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Aeronáutica. O trabalho já está credenciado para participar da MILSET Expo-Sciences International (ESI) 2017, que será realizada em Fortaleza.

Os alunos do 2º ano do EBEP, ofertado SESI e pelo SENAI, concorreram com o trabalho “Economic: aplicativo de economia de energia elétrica”. Desenvolvido por Rodrigo Borges e Pablo Mota, orientado pelo instrutor do SENAI, Raul Barrada, e coorientado pelo professor de Física, Danilo Ramalho, trata-se de um aplicativo que se comunica com placas que trabalham a parte de automação predial. A proposta que contribui para a diminuição do consumo de energia e não agride o meio ambiente, conquistou o primeiro lugar na categoria social.

A diretora da Escola, Valena Calandrini, ressaltou que a participação dos alunos nesses eventos estimula o potencial criativo e o desenvolvimento de habilidades. “Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido pelos nossos estudantes, com o apoio dos professores, coordenação e familiares. É muito gratificante acompanharmos o crescimento emocional de nossos jovens e os ver representando o SESI em competições renomadas fora do Estado”, concluiu.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach