Inicial / Notícias SESI/SENAI / Cursos de Aprendizagem do SENAI AP abrem portas para o mercado de trabalho
Cursos de Aprendizagem do SENAI AP abrem portas para o mercado de trabalho

Cursos de Aprendizagem do SENAI AP abrem portas para o mercado de trabalho

Macapá/Santana – Para alguns alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, o trabalho remunerado já é realidade. Mais de 32% dos estudantes dos Centros de Formação Profissional (CFPs) de Macapá, Santana e Vale do Jari estão estagiando em empresas consolidadas no mercado. A tendência é que esse número aumente, pois a instituição busca identificar e atender as necessidades demandadas pelo setor industrial.

Para auxiliar os estudantes, o SENAI propõe o Programa Jovem Aprendiz Industrial. A ideia é preparar os alunos para o mercado de trabalho, atendendo as demandas nos estado em sete áreas de atuação: gestão, tecnologia da informação, eletroeletrônica, construção civil, metal mecânica, mecânica automotiva e costura industrial. “Os jovens que fazem o curso de Aprendizagem têm a chance de estagiar em uma das empresas do estado e colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, além de adquirir preparação para o dia a dia do trabalho, atentando para a saúde e segurança no trabalho”, disse Rayza Aires, coordenadora do CFP Santana.

A estudante do curso Assistente Administrativo Emilli Liliane, 17 anos, é Aprendiz na empresa Amapá Florestal e Celulose (AMCEL). Ela falou sobre a experiência e frisou que além de capacitar o jovem, o SENAI viabiliza o acesso ao mundo do trabalho, “Está sendo muito importante colocar em prática tudo que eu aprendo no SENAI e estar atuando na empresa ajuda a decidir a carreira profissional que desejo abraçar, estou cada vez mais focada nos meus objetivos”, destacou.

A analista de Treinamento e Desenvolvimento da AMCEL, Priscila Araújo, disse que os estudantes que estagiam na empresa crescem como pessoas e como profissionais. “O primeiro emprego forma a base do jovem. No SENAI eles aprendem a teoria, e aqui, executam de forma eficiente, a parte prática”.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach