Inicial / Notícias SESI/SENAI / Emoção marca formatura dos alunos que estudaram no barco-escola Samaúma

Emoção marca formatura dos alunos que estudaram no barco-escola Samaúma

Macapá – Emoção e alegria. Com esses sentimentos, 425 jovens e adultos foram certificados na manhã desta terça-feira, 14, em um dos 16 cursos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma, realizados no período de 1º de setembro a 10 de outubro.  A ação está sendo possível por meio da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amazonas e do Amapá, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Governo do Estado.

O Superintendente Corporativo do SESI e do SENAI no Amapá, Heber Xavier, recordou, que no próximo dia 24, fará um ano da estada do Samaúma no Amapá. “Inicialmente o barco-escola aportou no município de Laranjal do Jari e certificou cerca de 360 pessoas. A embarcação chegou a Macapá no dia 13 de dezembro e desde então 2.700 cidadãos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. É uma satisfação muito grande poder cumprir com nossa missão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de centenas de jovens e adultos”.

A Secretária Adjunta de Educação do Estado, professora Lúcia Furlan, lembrou que esteve presente à aula inaugural dos cursos do Samaúma em 2013, em Laranjal do Jari, e ressaltou que a o SESI e o SENAI têm demonstrado compromisso e preocupação com a sociedade. “O que o corpo docente e administrativo desta embarcação fazem pelos amazonidas não tem preço. Esta oportunidade transforma a vida de milhares de pessoas”, pontificou Lúcia, que representou o governador Camilo Capiberibe na cerimônia de formatura.

Adriano Cardoso, diretor de Operações do SENAI, parabenizou os formandos e ressaltou que a instituição está investindo em melhorias físicas e técnicas para que as escolas de Macapá e Santana tenham o mesmo padrão de qualidade das escolas dos outros estados, com a finalidade de melhorar o ensino ofertado à população, contribuindo assim, para o aumento da empregabilidade.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Glauco Cei, disse que “o aperfeiçoamento do conhecimento deve ser uma constante para que o indivíduo cresça pessoal e profissionalmente, e que o mercado de trabalho tem necessidade de pessoas qualificadas”.

Elizangela Barros da Costa, 37 anos, recebeu o certificado dos cursos de Manipulação de Alimentos e de Confeiteiro Industrial. Desempregada e mãe de quatro filhos, Elizangela recorda que quando trabalhava como operadora de caixa numa panificadora sonhava em aprender a fazer doces, bolos e salgados, para contribuir com a renda familiar. “Hoje além de cozinhar produtos deliciosos, aprendi a acondicionar melhor os alimentos que utilizo. Isso reflete positivamente na saúde da minha família e de meus futuros clientes. Tenho certeza de que estou cada vez mais perto de realizar meu objetivo: melhorar de vida produzindo e vendendo produtos gostosos e saudáveis”.

Participaram da cerimônia de formatura a Secretária Municipal de Educação, Antônia Andrade, o coordenador do Samaúma, Saulo Ramos, professores e familiares dos formandos.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP

Contato: (96) 3084-8944

E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

 

Sobre