Inicial / Notícias SESI/SENAI / Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do CFP Santana realizam ensaio de plano de emergência contra incêndio
Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do CFP Santana realizam ensaio de plano de emergência contra incêndio

Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do CFP Santana realizam ensaio de plano de emergência contra incêndio

Macapá/Santana – Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho realizaram ensaio de plano de emergência contra incêndio. A atividade aconteceu na unidade integrada do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) localizada no município de Santana. Por meio de simulação, a ideia foi preparar aproximadamente 180 pessoas para um rápido e eficiente abandono de prédio.

A atividade foi elaborada pela turma de Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP) do Centro de Formação Profissional (CFP), sob a coordenação do instrutor Israel Silva e também contou com participação do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros. “Ao elaborarmos o plano de emergência, obtivemos um grande aprendizado, além disso, o conhecimento adquirido dá um diferencial para o nosso currículo. Isso é muito importante para conquistarmos espaço no mercado de trabalho”, destacou a aluna Marcilene Trindade.

De acordo com Israel Silva, o projeto foi executado com o objetivo de orientar sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção e combate de sinistros. “Acreditamos que se as pessoas tiverem conhecimentos básicos sobre prevenção de incêndios, certamente desenvolverão comportamentos preventivos de modo a evitar as condições que levam ao fogo. Tais providências evitarão surpresas desagradáveis, capazes de causarem pânico e ferimentos”, explicou o instrutor.

Plano de Emergência

O grande número de vítimas que os incêndios têm causado nos locais de maior concentração humana deve-se, principalmente à falta de conhecimento dos melhores locais de saída. Pânico, correria, quedas e pisoteamentos, são algumas das falhas que podem ser minimizadas por meio de planejamento e execução de atividades de abandono de emergência. “O plano é importante porque prepara as pessoas, caso aconteça uma situação real de incêndio. Assim, é possível definir o atendimento e as potenciais situações de emergência”, completou a aluna Viviane Ruêlo.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre Ana Anspach