Inicial / Notícias SESI/SENAI / Alunos do SESI Amapá embarcam para disputa de robótica
Alunos do SESI Amapá embarcam para disputa de robótica

Alunos do SESI Amapá embarcam para disputa de robótica

Macapá – Após meses de preparação, os estudantes da Escola Visconde de Mauá do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá embarcaram nesta quinta-feira, 15, para mais uma disputa de robótica. Desta vez, a equipe Marco Zero Robotics vai participar do Torneio FIRST LEGO League (FLL). Ao todo, 83 times de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, formados por estudantes de 9 a 16 anos, participam da competição, realizada no período de 16 a 18 de março, em Curitiba.

A equipe amapaense, treinada pelos professores Jesuene Souza e Edgar Isacksson Vieira, tem como desafio apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordam temas desde como encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido.

Entre as atividades propostas no torneio está o Desafio do Robô. Nele, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões: navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o uso da água. Pode ser, por exemplo, na produção de alimentos ou na geração de energia. A solução deve ser compartilhada com os outros competidores e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe. Os times que tiverem o melhor desempenho vão se classificar para torneios internacionais de robótica nos Estados Unidos, Hungria e Estônia.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM