Inicial / Notícias SESI/SENAI / Equipe de robótica do SESI e do SENAI Amapá conquista primeiro lugar em competição nacional de robótica
Equipe de robótica do SESI e do SENAI Amapá conquista primeiro lugar em competição nacional de robótica

Equipe de robótica do SESI e do SENAI Amapá conquista primeiro lugar em competição nacional de robótica

Macapá – A equipe Marco Zero Robotics, das Escolas SESI e SENAI Amapá, garantiu a medalha de ouro no Desafio de Robótica na Indústria realizado na Olimpíada do Conhecimento (OC) 2018. Composto por alunos da Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP), o grupo foi destaque na prova realizada na sexta-feira, 6 de julho, em Brasília.

Na disputa de robótica, a cada dia, oito equipes participavam dos desafios. No total, foram 48 equipes do DF e de 23 estados brasileiros. Nesta edição da OC, os robôs de Lego, montados pelos próprios alunos, tinham missões relacionadas à realidade da indústria. Foram simulações de tarefas que envolvem oito setores industriais: veículos automotores; celulose e papel; construção civil; frigorífico; máquinas e equipamentos; mineração; têxtil; e panificação.

Além do time campeão, as Escolas enviaram à Olimpíada estudantes para a Mostra de Ciências e Tecnologia que acontece durante o evento. Na ocasião, eles defenderam dois projetos, que tinham como foco o desenvolvimento sustentável. Um tratou da transformação de copos descartáveis em massa modelável para a produção de jogos educacionais das áreas de exatas e linguagens e outro sobre a criação de filtro para escapamento a partir da utilização de caroço de açaí. Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e os jovens receberam orientações técnicas para melhoria dos processos.

A superintendente do SESI e diretora do SENAI Amapá, Alyne Vieira, ressalta que as conquistas obtidas pelos alunos dão muito orgulho para as instituições. “Os desafios propostos aos alunos mostram como as duas instituições vêm se preparando para a oferta de ideias inovadoras para a indústria. A premiação que os jovens conquistam é uma excelente maneira de reconhecer o talento deles”, completou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM