Inicial / Notícias SESI/SENAI / Curso promovido pelo SESI Amapá orienta empresários e trabalhadores sobre implantação do eSocial
Curso promovido pelo SESI Amapá orienta empresários e trabalhadores sobre implantação do eSocial

Curso promovido pelo SESI Amapá orienta empresários e trabalhadores sobre implantação do eSocial

Macapá – Nesta quarta-feira, 3 de outubro, empresários, trabalhadores das áreas de Recursos Humanos, Fiscal, Contábil e Jurídica participaram de curso focado na obrigatoriedade de implementação do eSocial. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá, o treinamento foi ministrado pelo especialista em Segurança e Saúde no Trabalho, Gustavo Nicolai.

Na ocasião, o público teve a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito da plataforma, das áreas e entidades envolvidas no processo de implantação, impactos previdenciários e trabalhistas, pontos de atenção, principais desafios impostos a quem precisa se adequar, entre outros assuntos.

De acordo com Nicolai, o eSocial representa uma nova realidade a ser vivida pelas empresas. “Com o formato eletrônico, todas as empresas são fiscalizadas e não há mais a opção do não cumprimento das legislações trabalhistas e fiscais, porque isso representa uma penalidade, ou seja, uma multa aplicada por esse fiscal chamado eSocial. Vivemos uma nova realidade e isso significa importante ganho para a saúde e segurança do trabalhador”, ressaltou o especialista.

eSocial

Pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), as empresas devem comunicar ao Governo Federal, de forma unificada e eletrônica, informações relativas aos trabalhadores. O objetivo é tornar mais simples aos empregadores o cumprimento e registro de obrigações tributárias acessórias e possibilitar o aperfeiçoamento dos dados, reduzindo a burocracia para as empresas.

“A implementação do eSocial é um grande desafio imposto às empresas. Por conta disso, há a necessidade de se pensar em mudança de cultura, afinal, ele traz em sua essência a obrigatoriedade da saída de métodos analógicos para a informatização dos negócios. O SESI, portanto, propõe essa capacitação com o intuito de apoiar a indústria no processo de implantação da gestão de SST”, pontuou a superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa

Sobre GCOM