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Nova metodologia do SESI para Educação de Jovens e Adultos certifica o primeiro concluinte

Santana – Após estudar durante nove meses na Unidade Integrada SESI/SENAI Santana, Lorran Belo Lobato, de 25 anos, recebeu do Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá sua certificação do Ensino Médio por meio do novo sistema de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A Nova EJA introduz uma metodologia inovadora baseada no reconhecimento de saberes que identifica as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo de sua vida.

Lorran Lobato foi o primeiro aluno no Amapá a concluir o Ensino Médio por meio dessa nova formatação. O processo, que é 80% a distância e 20% presencial, inclui oficinas que são desenvolvidas pelos tutores de cada área do conhecimento. “As oficinas oferecem um ensino diferenciado ao aluno, inicialmente ele estuda no portal e quando se sente seguro, realiza a atividade proposta”, ressaltou o professor do SESI, Alan Matos.

Com sua certificação em mãos, o jovem pretende continuar estudando. “O próximo passo é fazer um curso técnico no SENAI, para ter uma especialização. O SESI permitiu que eu concluísse uma etapa dos meus estudos gratuitamente e sou muito agradecido. Tive os melhores professores e utilizei meu horário livre para receber a certificação do Ensino Médio, num período que considero curto. Em 2016 perdi uma oportunidade de emprego por não atender a exigência mínima de escolaridade, agora posso trabalhar em qualquer lugar. Estou muito feliz”, declarou Lobato.

Nova EJA

Depois de realizar uma série de estudos e pesquisas, o Departamento Nacional do SESI identificou que um dos principais problemas que leva jovens e adultos à evasão escolar é o modelo atual de ensino, com um currículo que foge à realidade dos estudantes. É o que diz Genuíno Bordignon, consultor do SESI que participou ativamente da construção da Nova EJA: “O currículo é a pista escolar feita para a criança e o adolescente seguirem uma trilha de aprendizagem. O adulto que não seguiu essa pista ficou empacado? Não, ele trilhou seu caminho por fora. Cresceu, amadureceu, aprendeu. Ele não ficou parado. E o que foi assimilado precisa ser considerado”, explicou.

Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o SESI identifica os conhecimentos que o estudante já possui e que, portanto, não precisam ser sistematizados, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do ensino médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento no qual tem mais dificuldade, diminuindo seu tempo na escola.

 

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