Inicial / Notícias SESI/SENAI / Resultado de Maratona de Inovação marca o encerramento do Mundo SENAI
Resultado de Maratona de Inovação marca o encerramento do Mundo SENAI

Resultado de Maratona de Inovação marca o encerramento do Mundo SENAI

Macapá/Santana/Vale do Jari – Centenas de pessoas visitaram as Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá durante os dois dias do Mundo SENAI, 8 e 9 de novembro. O evento promovido pela instituição de ensino em todo o Brasil teve como objetivo apresentar sua estrutura e os cursos oferecidos nos segmentos industriais. Em Macapá, o encerramento da programação foi marcado pela premiação das melhores equipes da Maratona de Inovação – Grand Prix (GP).

A proposta do GP, realizado ao longo do Mundo SENAI, foi desafiar quatro equipes formadas por estudantes do SESI e do SENAI para que solucionassem problemas identificados em empresas de referência. Paralelamente, os mentores do torneio supriram os jovens com informações que garantiam a cada grupo buscar a solução mais viável e interessante para a resolução das questões apresentadas.

Os desafios envolveram sustentabilidade, controle de estoque e outros temas. Uma comissão formada por gestores do SENAI, empresários e especialistas da área de Tecnologia da Informação avaliaram os projetos e a ideia vencedora deu à equipe formada pelos estudantes Marina Dantas, Charles Vinícius, José Olímpio, José Evaldo, Ian Lucas, Luan Patrick, Jacques Douglas, Matheus Lima, Thallys Kauã e Pedro Otonir, a oportunidade de estagiar durante uma semana na startup OrçaFascio.

A capitã da equipe, Marina Dantas, explica que a missão era oferecer a uma empresa uma maneira de diminuir o custo, que girava em torno de R$ 1 milhão, com paletes inutilizados. “A ideia do nosso grupo consistia em uma plataforma que tinha como intuito aproximar empreendimentos que possuíam os paletes para serem descartados e outras pessoas interessadas em reutilizar o material. O lucro com o negócio viria por meio de porcentagem ganha a partir do gerenciamento da ferramenta”, completou a jovem.

“Aberto ao empreendedorismo para geração de novos modelos de negócios, O Grand Prix promove a articulação entre os setores produtivos e os geradores de conhecimento. O SENAI, enquanto fomentador de boas práticas e de inovação, sempre incentiva seu corpo discente a buscar formas de colocar em prática o que é aprendido na sala de aula e, por consequência, desenvolver o segmento industrial em toda sua extensão”, reforçou a diretora de Operações do SENAI, Alyne Vieira.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM