Inicial / Notícias SESI/SENAI / Unidade do SESI Amapá dispõe de moderna estrutura e qualidade nos serviços de saúde
Unidade do SESI Amapá dispõe de moderna estrutura e qualidade nos serviços de saúde

Unidade do SESI Amapá dispõe de moderna estrutura e qualidade nos serviços de saúde

Macapá – Para atender cada vez melhor as empresas, industriários, seus dependentes e a comunidade, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, conta com atendimento médico ocupacional e exames complementares de diagnóstico simples, realizados na Unidade SESI SENAI – A Banda.

Atendimentos de fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudiologia e nutrição estão disponíveis, com equipe capacitada e espaço moderno, além de exames, tais como: eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria, espirometria e laboratoriais.

No quesito Saúde e segurança, o SESI oferta os Programas Legais, que tem o intuito de apoiar as empresas a se prepararem para cumprir a legislação adequando-se às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores das normas regulamentadoras preconizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. 

Nesse sentido, a equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI elabora serviços especializados e ações específicas que promovem condições adequadas e contribuem para a qualidade de vida dos trabalhadores, como: PPRA (NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); PCMAT (NR 18 – Programa das Condições Ambientais do Trabalho) e PCMSO (NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

São realizados também: Análise Ergonômica do Trabalho (AET NR 17), Programa de Gestão de Absenteísmo, Campanhas de Vacinação (com ações educativas, gesto vacinal por equipe capacitada e emissão de caderneta de vacinação), Capacitação para membros da CIPA e palestras educativas.

A Unidade do SESI disponibiliza, ainda, consultas ocupacionais (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional); exames de Auxílio Diagnóstico (exames previstos no PCMSO: Audiometria, Avaliação Psicossocial, RX de tórax e acuidade visual, e exames laboratoriais, entre outros); elaboração de Laudos: LTCAT (Decreto 3048/99 do INSS – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho), Insalubridade (NR 15) e Periculosidade (NR 16); SPPA (Sistema de Prevenção de Perdas Auditivas) e Audiometria Clínica e Ocupacional.

De acordo com a supervisora de Saúde do SESI, Fabíola Monteiro, ambientes seguros oferecem ao trabalhador boas condições para a realização de suas tarefas diárias. “O monitoramento periódico da saúde possibilita a realização de diagnósticos precoces evitando doenças graves. Os ganhos se refletem em forma de aumento da produtividade e redução de gastos. As doenças ocupacionais são diretamente decorrentes das tarefas laborais, e a maior incidência ocorre na faixa dos 30 aos 40 anos”, pontuou a supervisora. 

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, na recepção da Unidade Integrada SESI SENAI – A Banda, ou pelo telefone (96) 3084-8945.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa

 

Sobre GCOM