Inicial / Notícias SESI/SENAI / Nova EJA do SESI AP tem 500 alunos em formação com metodologia de ensino gratuita e semipresencial

Nova EJA do SESI AP tem 500 alunos em formação com metodologia de ensino gratuita e semipresencial

Macapá – Nos últimos quatro meses, cerca de 500 pessoas voltaram a estudar gratuitamente por meio da metodologia para a educação de jovens e adultos – a Nova EJA EaD. O método ofertado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá possibilita que a carga horária seja reduzida com base no reconhecimento de saberes prévios. Quanto mais o aluno se empenha, mais rápido ele conquista o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Uma das pessoas que garantiu a certificação após estudar durante oito meses na Unidade do SESI de Macapá foi o vigilante Marco Antônio dos Santos, 40 anos. Ele conta que a necessidade surgiu por conta do exercício de sua profissão. “Parei de estudar aos 25 anos e há quatro exerço minha atividade profissional, recentemente surgiu a exigência do certificado para continuar trabalhando. Como desenvolvo minhas atividades numa das unidades do SESI, tive acesso à essa metodologia, e o que é ainda melhor, gratuitamente. Achei muito interessante o método, quanto mais você se esforça, mais rápido você se qualifica”, frisou.

Marco Antônio já deu mais um passo para continuar elevando seu nível de escolaridade e fez sua pré-inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ele pretende fazer um curso técnico na área de Segurança do Trabalho.  

“A estrutura das nossas Unidades, em Macapá e em Santana, e a maneira como atendemos têm feito a diferença, pois trabalhamos levando em conta o conhecimento adquirido dos alunos ao longo da vida. O fato do Marco Antônio comparecer apenas duas vezes por semana na Unidade, obedecendo à carga horária 20% presencial, proporcionou flexibilidade para que ele conciliasse seu trabalho com o curso. É muito gratificante fazer parte deste momento tão especial na vida das pessoas: a retomada dos estudos”, ressaltou a professora da Nova EJA, Gracimara Bandeira.

Nova EJA

O método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, tem entre as grandes inovações valorizar e aproveitar o conhecimento adquirido ao longo da vida por meio do reconhecimento de saberes, fator que envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento: linguagens e códigos; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza, possibilitando a certificação parcial ou total.

A Nova EJA constrói itinerários educativos conectados com a realidade profissional dos alunos e oferta o Ensino Médio articulado à Educação Profissional. O processo inclui oficinas que são desenvolvidas pelos tutores de cada área do conhecimento. Interessados podem entrar em contato pelos números: 3084-8920/8970/8989.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa

Sobre GCOM