Inicial / Notícias SESI/SENAI / Técnicos, professores e alunos do SESI AP e da Escola Santina Rioli recebem treinamento em horticultura
Técnicos, professores e alunos do SESI AP e da Escola Santina Rioli recebem treinamento em horticultura

Técnicos, professores e alunos do SESI AP e da Escola Santina Rioli recebem treinamento em horticultura

Macapá – Com o objetivo de aprimorar as técnicas utilizadas para cultivar hortaliças e legumes, o corpo docente das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá e da Escola Estadual Irmã Santina Rioli estão recebendo até quinta-feira, 16, treinamento em horticultura no anfiteatro do SESI. As instituições de ensino cultivam uma horta compartilhada e a produção é usada na merenda escolar.

O pesquisador da Embrapa, Jorge Segóvia, é o técnico que está ensinando, entre outras coisas, a compostagem de resíduos orgânicos, o manejo integrado de pragas, características física e química dos solos, nutrição de plantas, correção e adubação de solos e cultivo de hortaliças. “Estamos levando o projeto para as escolas, a fim de despertar o interesse do aluno pela horticultura, mostrando que é possível produzir hortaliças e alimentos saudáveis para a sociedade e ainda empreender na área”, pontuou.

A coordenadora do Projeto “Compostagem de Resíduos Orgânicos e Implantação de Horta” e professora do SESI, Clemilda Pinheiro, acrescentou que a horta possibilita o trabalho em conjunto e compartilhamento de informações, sensações, experiências e conhecimentos. “Trabalhando na horta podemos abordar temas relacionados à educação ambiental, à saúde, além de questões relacionadas à sustentabilidade”, completou.

Benefícios do projeto

Entre os benefícios alcançados nas escolas com o projeto, se destacam a produção e o consumo de alimentos sem agrotóxicos, atividades de culinária realizadas pelos alunos, abordagem de assuntos ligados à economia doméstica, melhor qualidade alimentar das crianças, e atividades práticas ao ar livre.

Carina Trindade, 15 anos, é estudante do SESI e ressaltou a importância de estar participando do curso. “Não tinha muito conhecimento sobre o assunto, mas já me preocupo com os alimentos que minha família e eu consumimos, então estou aproveitando essa oportunidade para aprender e tirar dúvidas. Pretendo me dedicar a esse estudo e passar a cultivar alguns alimentos em casa”, frisou.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasesi
fb.com/ sesiamapa
twitter.com/ sesiamapa

Sobre GCOM