Inicial / Notícias SESI/SENAI / Representantes de empresas esclarecem dúvidas sobre os impactos de SST no eSocial em evento promovido pelo SESI AP
Representantes de empresas esclarecem dúvidas sobre os impactos de SST no eSocial em evento promovido pelo SESI AP

Representantes de empresas esclarecem dúvidas sobre os impactos de SST no eSocial em evento promovido pelo SESI AP

Macapá –  Com o objetivo de atualizar informações sobre o eSocial e apresentar a ferramenta digital SESI Viva+, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá trouxe ao estado o consultor e especialista em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do SENAI do Distrito Federal, Pedro Ivo Garcia. O profissional ministrou treinamento para trabalhadores de diversas áreas, sanou dúvidas e tratou da aplicabilidade do sistema de escrituração fiscal no dia a dia das empresas. 

O eSocial vai unificar todas as informações no que diz respeito à fiscalização tributária, trabalhista e no que se refere à SST. “Os eventos de SST que compõem o projeto estão ligados às demais áreas, e como o uso da nova ferramenta eletrônica é obrigatório para todas as empresas, elas precisam se adequar o quanto antes às novas exigências”, ressaltou Pedro Ivo Garcia.

Criado para simplificar a entrega de dados, o eSocial evita prestações de contas duplicadas sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores e a inconsistência nas informações. “O sistema é uma importante plataforma de unificação de informações, porém é necessário que as empresas estejam preparadas para utilizá-la. Por isso, o SESI promove eventos de atualização com o propósito de apoiar as indústrias a fim de que possam responder com eficiência às demandas do eSocial, em especial as exigências relacionadas à segurança e saúde do trabalhador”, pontuou a interlocutora do SESI Viva+, Darcilene Araújo.

A gerente administrativa da J.C. Refeições, Gilvana Alves, disse que por se tratar de uma ferramenta digital, o eSocial torna a gestão mais fácil e mais prática. “O novo sistema evita a necessidade de muitos papéis e como todas as informações estarão centralizadas, sendo enviadas em uma única remessa, os processos vão se tornar mais ágeis e menos burocráticos”, frisou.

O curso reuniu representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), das empresas Águas da Amazônia, Cerâmica Tramontin, Sambazon, Santa Rita Engenharia, Etecon Ltda. e da Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea).

O SESI tem uma equipe especializada que atende as empresas no cumprimento da legislação relativa à Saúde e Segurança no Trabalho – SST. Informações podem ser obtidas pelo fone: 3084-8945.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa

Sobre GCOM