Inicial / Notícias SESI/SENAI / SESI realiza atendimento de Saúde Ocupacional para funcionários da ICON

SESI realiza atendimento de Saúde Ocupacional para funcionários da ICON

Macapá – Com o intuito de auxiliar a empresa ICON (Indústria da Construção Civil Ltda.) a zelar pela saúde de seus trabalhadores, o Serviço Social da Indústria (SESI) está realizando atendimento de Saúde Ocupacional para os profissionais que estão trabalhando em canteiro de obras da construtora.

Com equipe capacitada em Saúde e Segurança do Trabalho, os profissionais do SESI atuam dentro da Unidade Móvel de Saúde da instituição, realizando consultas médicas e exames audiométricos ocupacionais. A ICON está ofertando o acesso aos serviços, a fim de atender a Legislação Trabalhista – NR 7, que rege que os trabalhadores que desenvolvem atividades em ambientes onde existem ruídos acima de 85 decibéis, devem passar pela audiometria.

Segundo o médico do trabalho do SESI, Aristóteles Moura Silva, “os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como objetivo orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco a que estão expostos em seus ambientes laborais”.

De acordo com a fonoaudióloga Joseane Santos de Sousa, por meio dos exames audiométricos é possível detectar a perda auditiva induzida por ruído. “Após o diagnóstico, fazemos o monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador. Esse processo é essencial para que não haja o agravamento do quadro clínico”, disse.

Giovandro dos Santos Barroso, tem 21 anos e é ajudante de construção. Ele relata que é a primeira vez que trabalha em uma empresa que facilita o acesso ao atendimento médico. “O serviço proporcionado reflete na qualidade de nosso trabalho. Uma vez que recebemos o atendimento, sabemos que nossa saúde e segurança estão no planejamento da ICON”, destacou o trabalhador.

Serviço

Para ajudar as indústrias a promover um ambiente de trabalho seguro, o SESI oferece diversos serviços em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), com ações educativas, diagnósticos, programas legais de SST e consultoria por meio do programa próprio “SESI Indústria Saudável”.

As empresas interessadas em contratar os serviços de saúde podem entrar em contato com a Gerência de Saúde do SESI, pelo número: 3084-8937.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP

Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach