Inicial / Notícias SESI/SENAI / Conexão Mundo 2014 promove intercâmbio para amapaenses

Conexão Mundo 2014 promove intercâmbio para amapaenses

Macapá –Na tarde desta segunda-feira, 30, aconteceu, no Teatro Leonor Barreto Franco (SESI), a cerimônia de abertura da etapa presencial do programa Conexão Mundo 2014. Um projeto de intercâmbio de línguas estrangeiras do Serviço Social da Indústria (SESI/AP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AP) em parceria com a instituição americana US – Brasil Connect.

Durante a solenidade, o diretor de operações do SENAI/AP, Adriano Cardoso, ressaltou a importância de conhecer e falar outra língua. “Ter o domínio de outra língua é essencial no mundo globalizado. Aproveitem esta oportunidade e se dediquem, pois este momento fará diferença na vida pessoal e profissional de vocês”, disse para os alunos, Adriano Cardoso.

A coordenadora da equipe de tutores norte-americanos que estão em Macapá para o Conexão Mundo, Amanda Peskin, relatou que os americanos se prepararam durante 4 meses para vir ao Brasil, e que nesse período mantiveram contato com os alunos do Amapá por meio das ferramentas sociais. “Esperamos ensinar e aprender, fazer amigos, contribuir para o crescimento de nossos alunos e fazer deste momento uma experiência fantástica”.

Para esta etapa do programa Conexão Mundo, 10 tutores americanos, conhecidos como “coaches”, a coordenadora e a líder ministrarão quatro semanas de aulas presenciais. Durante os próximos 30 dias, os alunos terão contato direto com a língua inglesa e a cultura americana e estudarão o idioma por 4 horas diárias. Ao término das aulas presenciais, que acontecem durante as férias escolares, os monitores retornam aos Estados Unidos para dar continuidade a terceira fase do programa, que será à distância.

Kariny da Silva Rebouça, 17 anos, é aluna do curso técnico em Segurança no Trabalho do SENAI e conta que ano passado chegou a participar da etapa virtual do programa, mas teve que desistir, já que o horário da escola onde cursa o Ensino Médio coincidia com o horário das aulas presenciais. “Estou emocionada em fazer parte deste programa inovador. Minha expectativa é aproveitar todos os momentos, pois aprender outra língua e conhecer outras pessoas já faz tudo valer a pena”, falou.

O evento contou com a participação da gerente de Operações do SESI, Darlene Fuck, representando a superintendente Alyne Vieira; da diretora da escola Danielle Miterrand, Maria Joelma Souza, representando o Governo do Estado do Amapá; da representante da US – Brasil Connect, Susan Gershwin; da coordenadora do Conexão Mundo no Amapá, Evelline Uchoa, dos monitores norte-americanos e dos alunos do Conexão Mundo.

Certificação – No final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão do SESI e do SENAI. Quem consegue avanços mais significativos em inglês e tem as melhores avaliações na escola, é presenteado com uma viagem para os Estados Unidos. Nas duas semanas da viagem, os premiados, que representam cerca de 5% do total de alunos matriculados no curso, ficam hospedados em casas de famílias americanas, visitam escolas, conhecem universidades e empresas e participam de uma série de outras atividades.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP

Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre ralmeida