Inicial / Notícias SESI/SENAI / Cursos profissionalizantes do SENAI utilizam tecnologia de ponta para capacitar alunos
Cursos profissionalizantes do SENAI utilizam tecnologia de ponta para capacitar alunos

Cursos profissionalizantes do SENAI utilizam tecnologia de ponta para capacitar alunos

Macapá / Santana – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá investe em tecnologia de última geração para melhorar a qualidade de aprendizagem do aluno. Especializados em ensino profissionalizante, os Centros de Formação Profissional (CFP) da instituição têm investido cada vez mais em tecnologias de ponta, preparando o jovem para um mercado de trabalho que exige, a cada dia, maior qualificação profissional e conhecimento de ferramentas avançadas.

A tecnologia 3D (tridimensional), o Controlador Lógico Programável (CLP), a utilização de kits de Lego especiais para aulas, além de um projetor interativo, tornam os cursos mais dinâmicos e possibilitam o alto rendimento dos alunos.

Tecnologia 3D

Entre os recursos tecnológicos que o SENAI dispõe se destaca a tecnologia 3D. Comum nas salas de cinema, o recurso chega à sala de aula trazendo interatividade e, com isso, aumenta o interesse dos estudantes com conteúdos dinâmicos e que estimulam o aprendizado. O SENAI possui um equipamento XDS (gabinete móvel composto por um projetor 3D, 40 óculos, um computador e um sistema de som integrado), que permite a utilização de vídeos e 3D Estereoscópicos, com simulações que garantem retenção da informação superior aos métodos tradicionais.

O instrutor Joany Santos, responsável por apresentar esse recurso durante o Mundo SENAI, afirma que a tecnologia prende a atenção do aluno, assim como otimiza o tempo do educador. “O equipamento XDS substitui a lousa, o uso de slides e apostilas, por exemplo. Dessa forma, podemos ministrar aulas mais envolventes e práticas. Por meio da tecnologia, 70% a mais de informação podem ser apreendidas se compararmos aos recursos tradicionais de ensino”, disse.

O estudante do curso de Construção Civil, Breno Leon, 16 anos, aprova o uso do equipamento e diz que estudar ficou muito mais agradável. “A tecnologia 3D melhorou minha absorção de conhecimento, pois facilita o aprendizado através da dinâmica e simulações de experiências reais. Tudo fica mais interessante”, aprovou.

Uso de Lego em sala de aula

Conhecido entre os pequenos, o Lego foi criado como brinquedo de montar e, recentemente, passou a contribuir com o conhecimento nas salas de aula do SENAI. A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar o ensino nos cursos de aprendizagem industrial e técnicos oferecidos pela instituição. O Lego permite o desenvolvimento de atividades dinâmicas, práticas e lúdicas que desafiam os participantes a gerarem soluções e ideias relacionadas aos desafios diários de uma empresa, além de estimular o trabalho em equipe.

O CFP de Macapá possui 16 kits de Lego, cada um permite a criação de 15 robôs diferentes. “Com esse recurso temos diversas opções de montagem que vão desde a construção de esteira, guindaste e empilhadeira. A versatilidade do produto facilita o desenvolvimento do aprendizado”, explicou o coordenador técnico da Olimpíada do Conhecimento (OC) em Macapá, Michel Freitas.

Controlador Lógico Programável

Imagine um pequeno objeto capaz de comandar a execução de qualquer tarefa. O CLP é a ferramenta inteligente mais utilizada no processo de automação industrial e o mecanismo não poderia ficar de fora dos recursos oferecidos pelo SENAI. É um tipo de computador que executa funções específicas por meio de um programa capaz de simplificar a alteração dos processos, reduzindo tempo, mão de obra e obtendo, consequentemente, lucros significativos.

Projetor Interativo

O SENAI possui, ainda, um projetor capaz de “transformar” uma lousa comum em uma lousa digital interativa. O equipamento permite a projeção de qualquer conteúdo digital como filmes, fotos, ebooks, animações 3D, e muito mais, em qualquer superfície. Com ele, o instrutor dinamiza as aulas, migrando do conteúdo impresso para um conteúdo digital com o auxílio de uma caneta sem fio que dá os comandos, assim como o mouse de um computador.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre GCOM