Inicial / Notícias SESI/SENAI / Reeducandos do Iapen são capacitados pelo SENAI
Reeducandos do Iapen são capacitados pelo SENAI

Reeducandos do Iapen são capacitados pelo SENAI

Macapá – Cerca de 140 reeducandos lotados no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá, dos pavilhões masculino e feminino, estão sendo capacitados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos têm carga horária que varia de 160 a 300 horas, são eles: Carpinteiro de Obras, Marceneiro, Mecânico de Motocicletas, Costureiro de Máquinas Reta e Overloque, Reparador de Eletrodomésticos, Mecânico de Ar Condicionado Automotivo e Pintor de Obras Imobiliárias. Os participantes terão direito a certificado.

“A ideia é contribuir com a ressocialização dos internos que, ao cumprirem suas penas, terão mais chances de ingressarem no mercado de trabalho. Esse é um importante estímulo para afastá-los da criminalidade e também reduzir o tempo de reclusão”, afirmou o secretário executivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do SENAI, Jeovane Guimarães.

Willian Maciel, 24 anos, diz que não concluiu o ensino médio e que enxerga na capacitação, uma chance de ter uma profissão no futuro e sustentar sua família com dignidade. “Além de ajudar a ocupar nosso tempo e contribuir para a diminuição das penas, estamos adquirindo conhecimento, e isso nos dá esperança de ser bem aceitos pela sociedade quando sairmos daqui”, ressaltou.

Pronatec

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional e tecnológica. Desde 2013, após parceria entre os Ministérios da Educação e Justiça, o programa também alcança os presos e egressos.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre GCOM