Inicial / Notícias SESI/SENAI / Parceria do SENAI com instituição francesa proporciona consultoria internacional para empresários amapaenses
Parceria do SENAI com instituição francesa proporciona consultoria internacional para empresários amapaenses

Parceria do SENAI com instituição francesa proporciona consultoria internacional para empresários amapaenses

Macapá – Mediante um acordo de cooperação firmado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá e a Instituição Francesa Échanges et Consultations Techniques Internationaux (Ecti), empresários do segmento de panificação estão recebendo consultoria internacional a fim de agregar conhecimento e valor aos produtos locais. A ação está sendo promovida em parceria com a Associação de Panificadores de Macapá e Santana (ASPAMS).

A atuação visa à transferência de conhecimentos e metodologias e ampliará a qualificação dos empresários e técnicos do SENAI que atuam no segmento de alimentos. Além disso, fomentará a geração de novos programas profissionalizantes e consultorias para o setor.

O coordenador do projeto Ecti no Amapá, Everaldo Vasconcelos, ressaltou que a vinda de peritos ao estado representa um enorme salto evolutivo no que diz respeito aos métodos inovadores de produção na área de alimentação. “O mercado produz alimentos que tem curta validade para o consumo. O pão de forma, por exemplo, tem validade média de no máximo 11 dias. Com o uso da tecnologia, porém, sem uso de nenhum tipo de conservante, é possível estender esse prazo”, frisou.

O perito francês, Jean Yves Ouvrard, disse que esta é a quinta missão que realiza no Brasil em parceria com o SENAI, no entanto, destacou que é a primeira que desenvolve com a instituição amapaense. “É muito gratificante repassar o conhecimento adquirido em 40 anos de profissão. Percebi que os profissionais locais estão muito interessados em aprimorar suas técnicas e, com alguns ajustes no processo de produção, a qualidade e a validade dos produtos aumentará”, pontuou.

O proprietário da panificadora Bom Preço, Moacir Gomes, avaliou positivamente a visita do perito ao seu estabelecimento e disse que as novas receitas já estão sendo comercializadas. “Nossos funcionários já estão com a mão na massa e, pelo aumento nas vendas, temos certeza que os nossos clientes aprovaram. Agradecemos ao SENAI por estar viabilizando o crescimento de nossa empresa e acreditamos que ainda cresceremos muito mais”, declarou.

O diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, ressaltou que o objetivo é colaborar para o fortalecimento da indústria aumentando sua competitividade nos mercados local e internacional. “Nossa participação nesta empreitada é possibilitar que as empresas amapaenses estejam mais preparadas para concorrer com igualdade de condições em todos os mercados”, disse o diretor.

Sobre a Ecti

A Ecti é uma associação francesa, independente, e sem fins lucrativos, que auxilia os países em desenvolvimento por meio de ações de cooperação econômica, científica e cultural, a fim de criar possibilidades de intercâmbio. Os profissionais que fazem parte da Associação possuem expertise nas áreas técnicas, industriais, comerciais e gerenciais.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre GCOM