Inicial / Notícias SESI/SENAI / Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho é realizado pelo SESI
Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho é realizado pelo SESI

Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho é realizado pelo SESI

Macapá – Disseminar conhecimentos para atualização profissional, prevenção de acidentes e doenças, bem como a melhoria das condições e do meio ambiente de trabalho. Esses foram os principais objetivos do Seminário Segurança e Saúde no Trabalho realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, na noite de ontem, 17.

A proposta foi mostrar aos 300 participantes que investir na área de segurança e saúde no trabalho é uma excelente solução para as empresas. Além de minimizar os riscos de acidentes, ainda pode evitar o afastamento de trabalhadores por doenças ocupacionais, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida.

O superintendente Corporativo do SESI e do SENAI do Amapá, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano, ressaltou a importância da prevenção e a função dos profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Precisamos antever o que traz riscos, e estar sempre atentos, pois, dessa forma, diminuímos os índices de acidentes e preservamos vidas”, pontuou o superintendente.

E-Social e seu impacto na SST

Os efeitos que a nova legislação provocará nas empresas brasileiras foi o tema ministrado pelo chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Raul Capparelli. Segundo ele, uma das vantagens do E-Social é centralizar as informações dos Recursos Humanos, da Saúde e da Segurança no Trabalho em um só canal.

O médico especialista em Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Gustavo Nicolai, abordou as inovações trazidas pelo e-Social e frisou que com a crescente exigência do mercado, aumentará a fiscalização, o que fará com que as empresas se adequem ao cenário. “O cenário atual vai gerar uma transformação cultural, que vai exigir planejamento, revisão de processos e certeza nos dados”, garantiu.

Dando continuidade a programação foi realizada apresentação do auditor do Ministério do Trabalho e Emprego do Amapá (MTE/AP), Carlos Alberto da Gama, e exposição de case de sucesso em programas de Promoção da Saúde, coordenada pela supervisora de Atividades Físicas do SESI – SC, Flávia da Veiga.

A aluna do SENAI, Ana Carla de Oliveira, que participou do Seminário, explicou que escolheu o curso em Segurança do Trabalho por entender que o embasamento adquirido no curso técnico vai auxiliar que ela estude engenharia civil no próximo ano. “Sei da credibilidade que a certificação do SENAI tem no mercado de trabalho e entendo a necessidade de adquirir conhecimento teórico e prático”, frisou.

a

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach