Inicial / Notícias SESI/SENAI / Oscar Motomura ministra palestra sobre gestão, liderança e estratégia em Macapá
Oscar Motomura ministra palestra sobre gestão, liderança e estratégia em Macapá

Oscar Motomura ministra palestra sobre gestão, liderança e estratégia em Macapá

Macapá –  Fundador e principal nome da Amana-key, organização de consultoria especializada em gestão, estratégia e liderança nos setores empresarial e governamental, Oscar Motomura esteve em Macapá na noite de quinta-feira, 17, para ministrar a palestra “Liderança e a geração de inovações para superação dos desafios que vivemos hoje”, para cerca de 400 pessoas.

O evento foi realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá em parceria com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá).

O Diretor Regional do SESI e do SENAI Amapá, Sergio Moreira, ressaltou que “o encontro proporcionará importantes reflexões sobre a atual situação de crise em que o país vive”. Em seguida, Roberto da Silva Alvares, procurador-geral de Justiça do MP-AP, afirmou que “valores como engajamento, compromisso e liderança coletiva, citados por Motomura, são essenciais para a atuação do bom profissional”. Para encerrar os pronunciamentos, o diretor-superintendente do Sebrae-AP, João Carlos Alvarenga, destacou a importância das parcerias para a realização da palestra. “Juntos vamos mais longe e fazemos a diferença”.

Executivo multidisciplinar, com experiência de mais de três décadas à frente de projetos de alta complexidade, Motomura falou a respeito de seu trabalho que contribui para a formação de centenas de líderes, e destacou a necessidade de “uma quantidade imensa de força de vontade para desafiar os próprios paradigmas e se autodesenvolver, por que tudo evolui a todo instante”.

Por meio de vídeos e cenas extraídas de seriados e filmes, Oscar Motomura convidou a plateia a pensar sobre temas atuais, como a situação politica e econômica dos Estados Unidos e do Brasil. O executivo promoveu o que ele chama de ‘conversas significativas’, que consiste na reflexão do que está acontecendo ao seu redor para a tomada de posicionamento.

Outro ponto abordado foi a liderança biológica. Motomura frisou que grande parte dos programas de desenvolvimento de líderes em vigor está obsoleta, voltado a um modelo antigo de comando e controle. “Os desafios só poderão ser resolvidos com a participação do coletivo, é necessário gerar engajamento profundo para que as mudanças aconteçam, resultando em um sistema sadio”.

O palestrante conduziu os participantes a administrar suas questões com ética e bom senso salientando que “não é uma tarefa fácil, porém, possível”.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre Ana Anspach