A estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola SESI Visconde de Mauá, Luísa Pazzini, será a representante do Amapá na 2ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil). A competição acontecerá entre os dias 2 e 5 de outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e reunirá alunos de todo o Brasil.
A seletiva regional em que Luísa participou e conquistou a vaga ocorreu em julho, em Macapá, quando a estudante disputou uma vaga com outros jovens do Amapá e da Região Norte.
“Quando fiz a prova, achei que não teria uma boa colocação porque, entre os dois temas disponíveis, escolhi justamente o que eu menos dominava. Mas percebi que assim conseguiria organizar melhor as ideias, colocá-las no papel e otimizar o tempo de prova”, disse.
A estratégia adotada deu certo e, no dia 18 de junho, a aluna amapaense foi anunciada como vencedora da etapa regional, garantindo a participação na competição nacional. “Eu soube da minha classificação durante uma viagem de férias e, no início, não acreditei. Depois me acalmei e comemorei com meus pais essa vitória”, completou.
Após o anúncio do resultado, a estudante intensificou a preparação para a Onfil. Ela foi orientada pelo professor Ricardo Silva, que elaborou um plano de ação com encontros semanais, leituras, discussões e debates sobre textos e obras filosóficas. Além disso, Luísa intensificou a redação de ensaios de filosofia.
“A partir dessa construção, a aluna passou a dispor de um repertório cultural, filosófico e sociológico mais amplo, dentro das Ciências Humanas, no qual aperfeiçoou habilidades e competências. Isso mostra a importância do conteúdo não apenas para o campo da filosofia, mas também para o exercício da própria Filosofia, que é multidisciplinar”, afirmou Ricardo.
O professor destacou ainda que a participação de Luísa é um marco histórico para o Amapá e para a Escola SESI. “Esta é a primeira vez que temos um aluno alcançando um posto tão alto. É gratificante perceber que os jovens mantêm o interesse pelo pensamento crítico e que a escola é um espaço para fomentar essa prática. Esse resultado mostra o potencial que deve ser cada vez mais explorado, para que os alunos demonstrem a capacidade intelectual também nas Ciências Humanas. Em função disso, estamos felizes com os resultados apresentados pela Luísa”, ressaltou.
Para a diretora da Escola SESI, Ediane Feijó, a participação da aluna em uma competição nacional reforça a qualidade do ensino e o compromisso com uma educação transformadora, inovadora e inclusiva. “É motivo de grande orgulho ver uma estudante nossa levar o nome do estado e da escola para uma competição de porte nacional. Esse feito valoriza o trabalho da nossa equipe pedagógica e demonstra que a Escola SESI prepara seus alunos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, incentivando o pensamento crítico e o engajamento com questões sociais e humanas”, destacou.
De acordo com a organização do evento, os nomes dos medalhistas da etapa nacional da Onfil serão divulgados em outubro, durante uma solenidade em Santa Maria, cidade que sediará a competição.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa