Macapá é conhecida pelo clima equatorial, quente e úmido e centenas de pessoas utilizam os espaços públicos da capital amapaense, como a orla dos bairros Santa Inês e Perpétuo Socorro, além das praças Jacy Barata e Parque do Meio do Mundo, para praticar exercícios físicos, especialmente a corrida de rua. Com a aproximação da Corrida Nacional do SESI, o médico da instituição no Amapá, Aristoteles Silva, alerta sobre a necessidade de cuidados com a pele, a fim de prevenir o surgimento ou agravamento de problemas causados pela exposição à radiação solar.

Segundo o profissional, a exposição prolongada, como ocorre na prática frequente de corridas ao ar livre, pode provocar diversos danos a pele, como envelhecimento precoce, agravamento de quadros de acne e, em casos mais severos, aumento do risco de câncer de pele.

“Além da alimentação equilibrada e da preparação física, é essencial cuidar da proteção natural do corpo. Durante provas realizadas em ambientes externos, a pele fica vulnerável a fatores como Radiação Ultravioleta [UV], suor, poluentes e atritos. E para evitar irritações, desidratação e queimaduras, é fundamental utilizar filtro solar de alta proteção, tanto no rosto quanto no restante do corpo”, orienta o médico.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforça que mesmo em dias nublados ou com baixa intensidade solar, os cuidados devem ser mantidos. De acordo com o órgão, a recomendação é utilizar uma colher de chá para áreas como rosto, cabeça, pescoço, braços e antebraços. Já nas regiões como frente e parte de trás do tronco, coxas e pernas, é necessário duplicar a quantidade na hora da aplicação. O uso de filtro solar e de barreiras físicas são estratégias eficazes para a proteção da pele.

“Além do protetor solar, acessórios como bonés, óculos escuros e camisetas com proteção UV são aliados importantes na prevenção dos danos causados pelo sol”, complementa Aristoteles.

Após a prova, ele recomenda atenção especial com a recuperação da pele e do organismo. “Durante o esforço físico, há perda significativa de água e eletrólitos. Por isso, ao finalizar o percurso, é essencial higienizar e hidratar bem o corpo e a pele”, conclui o profissional.

Sobre a corrida

A Corrida Nacional do SESI é um evento esportivo promovido pelo Departamento Nacional da Instituição e acontecerá simultaneamente em 22 estados da Federação, entre eles o Amapá. A atividade é destinada a corredores profissionais, amadores e pessoas interessadas, as quais poderão fazer um trajeto de 5 ou 10 km ou uma caminhada.

A corrida acontecerá dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, às 6h da manhã e no Amapá a saída e achegada acontecerão na Avenida Cônego Domingos Maltes, 712, no perímetro entre as ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, no bairro do Trem, onde está localizada a unidade do SESI Saúde.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamap