Em 2025 o SESI Amapá se mostrou como o novo palco da cultura amapaense, o que se deu pela entrega do teatro da instituição e dos diversos eventos que valorizaram os sons, ritmos e histórias amapaenses. Além disso, a instituição também teve grandes conquistas nas áreas da educação e saúde, como a conquista de medalhas em olimpíadas de filosofia e química e ações voltadas a ao público neurodivergente.
Diante dessa diversidade de ações, acompanhe o que foi destaque no ano de 2025.
Alunos criam filtro que reduz metais pesados na água
Uma equipe de cinco alunos da Escola SESI Visconde de Mauá trabalhou na criação de um filtro que reduz a quantidade de metais pesados presentes na água, deixando o produto apto para o uso em atividades comuns do dia a dia.
A proposta foi apresentada na etapa regional de São Luís da First Lego League (FLL), um torneio de robótica promovido pelo SESI e utiliza materiais de baixo custo, como carvão ativado, algodão, areia e pedregulho e por meio de testes de turbidez da água, indicaram um alto grau de eficiência no filtro.
Alunos produzem podcast para exercitar conversação em inglês
Para estimular a conversação em inglês, os estudantes do Ensino Médio da Escola SESI Visconde de Mauá xproduziram um podcast que promoveu a prática do idioma. A iniciativa foi orientada pelo professor Bruno Quaresma, idealizador do projeto, que colocou os alunos em situações reais de comunicação, permitindo que desenvolvam a fluência de forma natural. Os episódios abordaram temas do dia a dia, como hobbies, ações rotineiras, disciplinas escolares e jogos, além de assuntos educacionais.
A atividade está ligada ao Programa Bilíngue da Escola SESI, o qual contribui para formação integral dos alunos, promovendo a confiança e a capacidade de comunicação em contextos educacionais.
Visita do DN para conhecer projetos de saúde desenvolvidos pelo SESI AP
Uma comitiva do Departamento Nacional (DN) do SESI esteve no Amapá para uma agenda extensa de atividades. A programação começou com a apresentação da equipe de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) e, na sequência, foram destacadas as atividades do Hub de Inovação do SENAI e SESI, com foco especial no Programa SESI Saúde Amapá, lançado em janeiro de 2025.
Na visita, os participantes conheceram os objetivos e eixos estratégicos das ações, incluindo mentorias, desenvolvimento, estruturação, apresentações do pitch e formalização.
A programação incluiu visitas as unidades do SESI e SENAI no estado e na empresa Bactolac, acelerada pelo Hub de Inovação, quando os visitantes conheceram detalhes da pesquisa aplicada para o aumento do shelf life de probiótico de peixe.
Conscientização sobre o autismo
Abril é o mês de Conscientização Mundial do Autismo e para levar informação à população e, com isso, reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Escola SESI promoveu um momento especial para alunos e professores.
A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e começou com o acolhimento dos alunos, seguido por atividades lúdicas e de inclusão, quando os estudantes deram forma a uma árvore pintada com as cores vermelho, azul, amarelo e verde, que identificam as pessoas com TEA.
Celebração dos 55 anos da Escola SESI
Em 2025, a Escola SESI celebrou 55 anos de funcionamento. A instituição é tradicional no estado e o aniversário foi comemorado com uma programação intensa voltada aos alunos, que participaram de atividades culturais e momentos de lazer.
A ação ocorreu nas instalações da escola e a programação incluiu rodas de leitura, práticas esportivas, brincadeiras, atividades manuais como origami, uso de massa de modelar, além de pintura facial, tudo planejado para proporcionar uma manhã diferente e especial para os estudantes.
Esporte e solidariedade
A edição de 2025 dos Jogos Internos 2025 da Escola SESI Visconde de Mauá reuniu alunos dos Ensinos Fundamental – Anos Finais e Médio em um momento de celebração de habilidades, solidariedade e do espírito esportivo. Além da apresentação das turmas que competiram nesta edição, o público também vibrou com a apresentação das cheerleaders, que animaram a programação.
A edição deste ano teve a duração de cinco dias e, nesse período, os estudantes participaram de competições de handebol, queimada, futsal, cabo de guerra, voleibol, xadrez e corrida. Além disso, os jogos assumem um caráter solidário e cooperativo, quando foram arrecadados mais de 200 kg de alimentos, destinados ao Lar Betânia, instituição de caridade, localizada no município de Santana, na região metropolitana de Macapá. A doação incluiu produtos de limpeza e itens de higiene pessoal, ampliando o apoio oferecido à entidade, o que contribuiu para a melhoria das condições de acolhimento dos assistidos.
Inclusão e acessibilidade na Educação Infantil
Em 2025, a Escola SESI executou o projeto ‘Espaço de Todos, cores que se encontram’. A iniciativa foi voltada aos estudantes da Educação Infantil que, ao longo do mês de abril, participaram de vivências sobre inclusão, com foco em temas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema Braille.
Os trabalhos desenvolvidos como pinturas, quadros e materiais pedagógicos utilizados pelos professores, foram expostos no corredor da instituição, possibilitando que todos os alunos da escola conheçam as produções e os recursos aplicados no processo de ensino para estudantes com deficiência.
Mais de 1,5 mil participantes na Corrida Nacional do SESI
A manhã do dia 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalho, foi especial para mais de 1.500 pessoas em Macapá, que se reuniram ainda de madrugada para participar da 1ª Corrida Nacional do SESI, uma atividade realizada simultaneamente em 22 estados brasileiros.
Na capital amapaense, atletas profissionais e amadores puderam escolher entre os percursos de 5 km e 10 km ou ainda participar da caminhada de 5 km, promovendo a prática de atividades físicas e incentivando hábitos mais saudáveis.
Além de incentivar os atletas com percursos desafiadores, o evento também ofereceu uma experiência diferenciada. Na chegada, empresas patrocinadoras e parceiras disponibilizaram uma série de ativações aos participantes, como degustações de pães, iogurtes, açaí e whey protein, massagens, banheira com gelo, entre outros serviços.
Encontro com pais discute segurança dos alunos no ambiente digital
Pais de estudantes da Escola SESI estiveram reunidos para discutir a segurança dos filhos no ambiente virtual. A atividade foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS) e conduzida pelo especialista em cibersegurança, Rômulo Penna.
Durante o encontro, o especialista apresentou alguns pontos de vulnerabilidade aos quais crianças e adolescentes estão sujeitos, destacando a importância do acompanhamento constante por parte dos responsáveis para prevenir situações problemáticas no futuro. O encontro também apresentou sinais de alerta, tanto verbais quanto visuais, que merecem atenção.
Da sala de aula para o palco
O projeto Cine Teatro é uma iniciativa realizada em parceria com o Departamento Nacional da instituição. A ação foi destinada aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola SESI e, em 2025, atendeu cerca de 800 estudantes.
O projeto foi executado pelos irmãos Ricardo e Rogério Blat, que foram responsáveis por desenvolver competências como concentração, produção textual, redação, oralidade e expressão artística, além de aspectos emocionais, trabalhados em conjunto com a equipe pedagógica da escola.
Durante o projeto, os alunos participaram de todas as etapas de produção de um espetáculo, incluindo atividades de escrita, construção do roteiro e ensaios, finalizando na apresentação de dois espetáculos criados e apresentados pelos próprios estudantes.
O novo palco da cultura amapaense
Em maio, o SESI Amapá inaugurou o teatro da instituição. O espaço, localizado no bairro do Trem, na região central de Macapá, representa um marco para a cultura amapaense. A solenidade reuniu representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do SESI e do SENAI, além de autoridades dos governos federal e estadual, órgãos públicos, representantes do movimento cultural e colaboradores da entidade.
Com investimento superior a R$ 6 milhões, a obra foi concluída em um ano e meio e conta com recursos tecnológicos e estruturais de ponta como ciclorama, projetor, sistema de sonorização, cenotécnica, poltronas confortáveis, painel de LED e ambientes planejados para garantir a qualidade das apresentações e o conforto do público.
A programação de inauguração foi marcada pela realização do 1º Seminário de Educação 360º, que aconteceu no período da tarde, e pela apresentação da peça “Também Queria Te Dizer”, encenado pelo ator Emilio Orciollo Netto.
Ação de proteção de doenças respiratórias para trabalhadores da indústria
Em julho, mês dedicado à prevenção de acidentes no trabalho, o SESI Saúde intensificou as ações por meio do Diálogo de Saúde (DDS), oferecendo treinamentos e capacitações para conscientizar trabalhadores e empresas sobre os riscos e a prevenção de doenças respiratórias no ambiente laboral.
Durante os encontros, foram abordadas questões como os riscos à saúde respiratória, proteção dos colaboradores e propostas de ações para garantir um ambiente de trabalho seguro e como utilizar corretamente os equipamentos de proteção de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), que contribuem para a melhoria das condições do ambiente de trabalho.
SESI Amapá no Rio Winter International Open Jiu-Jitsu Championship
Entre os dias 11 e 13 de julho, foi realizada a edição 2025 do Rio Winter International Open Jiu-Jitsu Championship, no Rio de Janeiro. A competição reuniu atletas de diversos países e estados brasileiros, e o Amapá foi representado por uma delegação composta por quatro atletas do SESI Jiu-Jitsu. O evento aconteceu na Arena Velódromo, no Parque Olímpico, e marcou a estreia da instituição em um torneio internacional.
O mestre faixa-preta Jean Alves foi o destaque da equipe, conquistando três medalhas. Daniela Sardinha, única mulher da equipe, garantiu prata, enquanto Luiz Henrique conquistou o bronze.
Celebração da musicalidade e gastronomia do Amapá
Em agosto, o SESI Amapá realizou a primeira edição do Festival SESI Cultural – Ritmo e Sabor, uma iniciativa que valorizou os sons e a culinária amapaense. O evento aconteceu no Mercado Central e contou com a parceria da Prefeitura de Macapá.
A proposta foi promover a fusão de gêneros musicais populares da região, como a Música Popular Amapaense (MPA) e o brega, interpretados por artistas locais. Paralelo a isso, houve uma feira gastronômica dedicada ao açaí e à diversidade de acompanhamentos que ressaltam a versatilidade desse alimento típico da região Norte.
Além de reunir música e gastronomia em um só espaço, o Festival SESI também fomentou a qualificação profissional. Ao todo, 25 empreendedores do segmento de Alimentos e Bebidas instalados no Mercado Central participaram de uma capacitação sobre Boas Práticas na Alimentação, garantindo maior qualidade e segurança na produção.
Aluna da Escola SESI representou a região Norte na Olimpíada Nacional de Filosofia
A estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola SESI, Luísa Pazzini, foi a representante do Amapá na 2ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil). A competição aconteceu em outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e reuniu alunos de todo o Brasil.
A seletiva regional em que Luísa participou e conquistou a vaga ocorreu em julho, em Macapá, quando a estudante disputou uma vaga com outros jovens do Amapá e da Região Norte.
Após o anúncio do resultado, a estudante intensificou a preparação para a Onfil. Ela foi orientada pelo professor Ricardo Silva, que elaborou um plano de ação com encontros semanais, leituras, discussões e debates sobre textos e obras filosóficas.
Técnico do SESI Amapá participa FIRA World Summit, na Coreia do Sul
Em agosto, a Federação Internacional de Robótica e Automação (FIRA) realizou dois importantes eventos voltados à robótica e à tecnologia, a FIRA RoboWorld Cup e a FIRA World Summit, na cidade de Daegu, Coreia do Sul. Entre os participantes, estava o analista técnico e especialista em robótica do SESI Amapá, Artur Diego, que foi convidado a participar como palestrante, representando a Região Norte com a apresentação do tema “Os desafios da Robótica Educacional na Amazônia”.
Durante o evento, o técnico também atuou como juiz nas provas das categorias da competição FIRA RoboWorld 2025, quando foi responsável por fiscalizar a prova de corrida de robôs bípedes humanoides.
Dança e movimento em Festival do SESI
Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o SESI Amapá realizou o Festival SESI de Dança Mova-se, um encontro que fortaleceu a cultura local e deu visibilidade ao talento dos artistas amapaenses. O evento foi realizado no teatro da instituição e reuniu bailarinos, iniciantes e a comunidade em torno da dança, valorizando a diversidade cultural e a riqueza artística do estado.
A programação contou com oficinas, apresentações e competições em diferentes estilos, como dança contemporânea, jazz, danças populares, urbanas, balé clássico e neoclássico, além da dança de salão.
As oficinas de dança foram gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Elas foram oferecidas as modalidades Dança 50+, Balé Iniciante, Balé Clássico Intermediário, Danças Urbanas Intermediário, Jazz Iniciado e Dança Contemporânea Intermediário.
Startup voltada à saúde indígena vence primeira edição do Programa SESI Saúde
A startup Ëpi-Pëk Tualon, voltada à saúde indígena, foi a vencedora da primeira edição do Programa SESI Saúde, desenvolvido pelo Hub de Inovação SENAI e SESI. O anúncio ocorreu durante o Demo Day, evento em que as empresas finalistas apresentaram seus pitches a uma banca formada por potenciais investidores e convidados.
O programa de inovação, aceleração e empreendedorismo foi fomentado pelo Departamento Nacional (DN) do SESI, com o objetivo de impulsionar ideias criativas voltadas à área da saúde. As propostas selecionadas passaram por um processo de consultoria e desenvolvimento, resultando em soluções práticas para o setor industrial e de saúde.
A Ëpi-Pëk Tualon atua na formação continuada de povos indígenas, utilizando a língua materna como base de ensino e oferecendo frases e expressões específicas para o atendimento médico.
Projeto alia Saúde e Educação para atendimento de crianças neurodivergentes
Em novembro, o SESI Amapá iniciou a fase de execução de um projeto que integra as áreas de Saúde e Educação, ambas ofertadas pela instituição, em benefício de crianças neurodivergentes. A ação foi financiada pelo Conselho Nacional, por meio de projeto aprovado no Conexão SESI, e atendeu 80 alunos de 4 a 12 anos da Escola SESI.
Chamado de Saúde e Cuidado na Neurodiversidade, o projeto promoveu a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças e jovens com neuroatipicidades da comunidade escolar. A iniciativa contou com um atendimento multidisciplinar nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Educação Física, e buscou aprimorar as habilidades sociais, emocionais e de aprendizado dos participantes.
A seleção dos alunos foi realizada em parceria com a equipe pedagógica da Escola SESI e nesta primeira edição, foram escolhidos estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), entre outros.
13 Alunos da Escola SESI recebem premiação da Olimpíada de Química
Um grupo de 13 alunos da Escola SESI estiveram na Universidade Federal do Amapá (Unifap) para receber as medalhas da Olimpíada de Química, promovida pela instituição de ensino. O time é composto por estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que levaram para casa medalhas de ouro, prata e bronze.
O número expressivo de alunos premiados reflete o compromisso da escola com a qualidade do ensino, além do empenho dos estudantes na disciplina.
Valorização da cultura e identidade dos povos indígenas e afro-brasileiros
Como forma de promover a implementação da Lei 11.645/2008, que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do país, a Escola SESI desenvolveu o projeto Raízes do Amapá. A iniciativa foi executada com o apoio do Conselho Nacional da instituição e teve os primeiros resultados mostrados em um evento realizado em novembro.
Durante a programação, alunos, professores, familiares e representantes dos movimentos indígenas e afro-brasileiros discutiram temas ligados à valorização da identidade étnico-racial amapaense. Paralelamente, foi apresentado ao público um documentário produzido pelos alunos da Escola SESI. O material aborda a história, a cultura e a importância de levar esses conhecimentos para a sala de aula.
Além do documentário, também foi lançado o livro Raízes do Amapá – história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros, produzido em parceria com a Editora Mina, que reúne11 textos escritos por professores da Escola SESI e pesquisadores como Zé Miguel, Piedade Vieira, Cristina Almeida, Sabá do Curiaú e Bruna Karipuna. O livro integra a série Jenipapos – diálogos sobre viver, organizada por Edson Kayapó, Isabella Rosado Nunes e Maurício Negro.
SESI AP encerra primeira edição do programa Indústria + Segura
O SESI Amapá promoveu o encerramento do ciclo de 2025 do programa Indústria + Segura, iniciativa que busca fortalecer as ações de saúde e segurança no trabalho e ampliar a capacitação das equipes das indústrias amapaenses. A solenidade reuniu representantes das empresas atendidas e da instituição.
O programa foi executado durante o segundo semestre deste 2025 e levou atividades de bem-estar e conscientização a 11 indústrias do estado, que passaram por uma avaliação das práticas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para reconhecer aquelas que se destacaram no período.
As avaliações seguiram parâmetros da Norma Regulamentadora 01, que trata do gerenciamento de riscos ocupacionais. A equipe técnica analisou aspectos como ações preventivas e corretivas, condições do ambiente de trabalho, práticas de segurança, comportamento preventivo, além de documentação e conformidade legal.
Nesta edição, a Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel) foi a vencedora, a Equatorial Energia ficou em segundo lugar, seguida da empresa Você Telecom. A premiação das três primeiras colocadas incluiu a utilização de serviços da área esportiva do SESI pelo período de um mês.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
