Ter uma boa nutrição, baseada em uma dieta regular e equilibrada, é um fator que muito contribui para a saúde do indivíduo. Essa é a mensagem que o SESI reforça no Dia da Saúde e Nutrição, celebrado neste domingo, 31 de março. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a alimentação equilibrada e uma rotina saudável para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

A orientação leva em conta a publicação de dado recente em relação à Macapá. Pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL 2023) aponta que a cidade ocupa o terceiro lugar entre as capitais do norte na ocorrência de sobrepeso e obesidade, com 53% da população acima do peso.

Somado a isso, de acordo com Ministério da Saúde, o hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas, levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral.

Nesse sentido, consumir alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais é uma ação fundamental para que a ingestão de alimentos ultraprocessados seja reduzida.

Segundo a nutricionista do SESI Saúde, Kat Kalissa Barroso, a data chama a atenção para a importância de cuidar da saúde e adotar hábitos saudáveis no dia a dia. “Atitudes simples podem ajudar a manter uma rotina saudável. Por isso, aproveito para deixar algumas dicas, passadas também pela Associação Brasileira de Nutrição, que podem fazer a diferença”.

- Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;

- Ingerir mais produtos naturais e frescos (frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões);

- Realizar atividade física regular, pois além de ser benéfica para a saúde, tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes;

- Hidratar o corpo tomando bastante água;

- Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;

- Fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico;

- Ter uma boa noite de sono.

Para contribuir com a mudança de comportamento no que se refere à alimentação saudável, o SESI oferece os serviços de nutrição. Para mais informações e orçamento, o contato é (96) 98414-0331 (WhatsApp).

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Marketing do SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai/amapasesi
fb.com/senaiamapa/sesiamapa
twitter.com/senaiamapa/sesiamapa







Mais lidas