O Mercado Central de Macapá, se tornou o ponto de encontro da cultura e do sabor amapaense no último sábado (23). O Festival Ritmo e Sabor, promovido pelo SESI em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá, reuniu shows de artistas locais e a culinária tradicional da cidade, em um evento que celebrou a identidade cultural do Amapá e atraiu um público diversificado.

O festival foi além do entretenimento. Nos dias que antecederam o evento, os profissionais que trabalham nos restaurantes do Mercado Central passaram por uma capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos. O treinamento, conduzido pelo SESI, teve como objetivo garantir a segurança alimentar e elevar a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.

O evento se destacou pela sua abordagem inclusiva. A programação diversificada atendeu a todos os gostos, e a presença de um espaço kids gratuito com pula-pula e piscina de bolinhas garantiu que as famílias pudessem aproveitar a programação tranquilamente. Para Ana Vitória, que levou o filho para o evento, a integração foi o ponto alto: "Estou adorando o evento que está integrando a cultura, valorizando os profissionais da terra, e é muito importante também o espaço kids, para as crianças aproveitarem do jeitinho delas, tudo integrado em um só lugar".

O público que prestigiou o festival elogiou a estrutura e a proposta do evento. Flávia Coimbra, que prestigiando o evento, se surpreendeu com a originalidade e a organização. "Eu achei muito interessante, primeiro na questão da música, porque eu não tinha tido contato ainda com esse 'remix' que falam sobre a cultura. Eu achei muito bacana toda a estrutura do evento, acho que eu nunca tinha vindo pra nada assim aqui no Mercado”.

A importância do festival para a cena cultural do Amapá foi ressaltada pelos representantes do SESI. "O SESI cultura é uma mistura de ritmos, de sabores, é uma oportunidade que a gente tem de transformar toda a gastronomia, a música, num grande festival de arte", destacou a Superintendente do SESI no Amapá, Alyne Vieira. Ela complementou que o festival é uma oportunidade única para o público apreciar a culinária e a música local à beira do Rio Amazonas.

Antonio Karlos, gerente de saúde e segurança do SESI Amapá, explicou a importância do evento dentro da estratégia de atuação da instituição. "Hoje nós estamos realizando mais uma edição do festival Ritmo e Sabor, que é mais uma das programações destinadas pelo setor do SESI Cultura, e é um setor que vem cada vez mais se estruturando dentro das atuações do SESI Amapá." Ele ainda mencionou que o festival está alinhado ao pilar de cultura para a difusão e reafirma o compromisso do SESI em democratizar o acesso à cultura, uma das principais diretrizes da Política Nacional de Cultura da instituição.