Como forma de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos, os professores da Escola SESI Visconde de Mauá, no Amapá, participaram de uma capacitação voltada à Meditação Educacional. A ação integra o projeto Cuca Leve e teve como objetivo aprimorar a atenção, a concentração, a memória e a regulação emocional dos estudantes da instituição.
“A proposta da ação é preparar o corpo docente com técnicas que favoreçam o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de competências socioemocionais e novas maneiras de lidar com os desafios do dia a dia em sala de aula”, destaca a psicóloga escolar Sara Ravenny.
A primeira etapa da formação ocorreu no sábado (20) e reuniu 32 professores de diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo Sara, este primeiro encontro foi dedicado à sensibilização e ao autocuidado dos educadores, para que compreendam as funções da Meditação Educacional. “Neste momento, o foco foi no professor, e a partir disso trabalharemos as técnicas que serão aplicadas junto aos alunos em sala de aula”, explica a psicóloga.
A próxima etapa está marcada para o dia 4 de outubro e abordará técnicas integrativas como yoga adaptado, exercícios de respiração, meditação, atenção plena, Comunicação Não-Violenta (CNV) e dinâmicas de autoconhecimento. “Com essas práticas, poderemos avançar no trabalho com os estudantes em questões como ansiedade, estresse e frustração, favorecendo a autoconsciência e a resolução de problemas”, complementa Sara.
Multiplicadores
Os professores que participam da capacitação atuarão como multiplicadores das técnicas de Meditação Educacional, repassando os aprendizados aos demais colegas da Escola SESI. Dessa forma, todo o corpo docente estará preparado para aplicar os conteúdos do projeto Cuca Leve junto aos alunos em sala de aula.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa