Durante o mês de junho, os alunos da Escola SESI Visconde de Mauá participaram ativamente dos preparativos para a tradicional festa junina da instituição. Foram dias de ensaios dedicados ao aperfeiçoamento das coreografias que encantaram o público no Arrasta Pé Sesiano, que aconteceu nos dias 27 e 28. Nos dois dias de programação, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio apresentaram danças vibrantes e envolventes que exaltaram a riqueza e pluralidade da cultura brasileira.

Na primeira noite de apresentações, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio trouxeram ritmos como samba de roda, pau de fita, baião e fandango. Já no segundo dia, foi a vez das crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais demonstrarem talento e alegria na ciranda, frevo, bumba meu boi, xaxado e maracatu.

“Muito mais do que uma festa junina, o Arrasta Pé Sesiano celebra a diversidade de sons e ritmos que compõem a identidade do nosso país. As apresentações mostraram danças típicas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, reafirmando nosso compromisso com o respeito à pluralidade cultural”, afirmou a diretora da Escola SESI, Ediane Feijó.

Inclusão
Um dos destaques do Arrasta Pé Sesiano é a disponilização de um espaço de acolhimento voltado a alunos neurodivergentes. A sala foi equipada com suporte da equipe do Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS) e estava preparada para prestar atendimento individualizado, caso necessário.

Além disso, a escola também ofertou um ambiente lúdico voltado às crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, com brincadeiras e atividades de pintura, permitindo que os pequenos se distraíssem enquanto aguardavam o momento de suas apresentações.

Para Ediane, a proposta desses espaços é proporcionar bem-estar emocional às crianças e reduzir os impactos da ansiedade antes das apresentações. “Sabemos que os alunos, especialmente os mais novos, ficam bastante ansiosos antes das apresentações. Portanto, criamos esses ambientes para que eles se sentissem seguros e tranquilos. Pensamos, ainda, nos estímulos sonoros e visuais do evento, garantindo um local adaptado e acolhedor para os neurodivergentes, caso fosse necessário utilizá-lo”, explicou.

A programação junina da Escola SESI encerrou o primeiro semestre letivo com grande celebração. E além de muita dança e música, festa contou ainda com barracas de comidas típicas e brincadeiras, que ficaram sob responsabilidade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que aproveitaram a ocasião para arrecadar recursos destinados à festa de formatura.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa