A educação socioemocional é uma abordagem pedagógica que vai além do conteúdo tradicional. Focando no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, ela atua de maneira preventiva e se torna uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais saudável e seguro para crianças, adolescentes e adultos.
No ambiente escolar, a busca por resultados vai além das notas e do desempenho em sala de aula. Cada vez mais, as escolas reconhecem a importância de preparar os estudantes para os desafios da vida, e não apenas para as provas. Nesse cenário, a educação socioemocional surge como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral do aluno.
A psicóloga da Escola SESI, Sara Ravenny, explica a seguir que essa abordagem é essencial para a formação de indivíduos resilientes e capazes de lidar com o mundo.
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são as aprendizagens que norteiam a forma como nos relacionamos com os outros e como lidamos com diferentes situações na vida em geral.
Elas são tão importantes quanto as aprendizagens curriculares, e se manifestam em pensamentos, sentimentos, atitudes e valores. Garantir o desenvolvimento das aprendizagens socioemocionais é investir em um ser humano integral, capaz de sentir, combater preconceitos, discriminações, cuidar de si, do outro e atuar com consciência socioambiental.
Por que trabalhar o lado socioemocional nas escolas é importante?
O desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar favorece a aprendizagem, a permanência dos estudantes, redução do bullying e a construção de projetos de vida.
Ao aprender a lidar com emoções como frustração e ansiedade, os alunos melhoram o desempenho acadêmico, fortalecem a saúde emocional e ampliam as perspectivas de futuro, como continuidade dos estudos e empregabilidade.
Além disso, a educação socioemocional promove o desenvolvimento integral, preparando os educandos para a convivência social, para a tomada de decisões éticas e para o respeito às diferenças.
Qual a relação entre cognição e emoção?
O desenvolvimento das capacidades cognitivas está profundamente relacionado aos processos emocionais, os quais influenciam diretamente a forma como os estudantes aprendem e se desenvolvem.
Nesse sentido, crises emocionais, sejam próprias das etapas do desenvolvimento ou específicas de cada aluno, podem impactar de maneira significativa e contínua o processo de aprendizagem.
Como as aprendizagens socioemocionais funcionam como prevenção no ambiente escolar?
Ao desenvolver empatia, autocontrole e habilidades de resolução de problemas, os alunos aprendem a lidar com conflitos de maneira construtiva, reduzindo episódios de bullying, agressões e comportamentos de risco.
Além do contexto escolar, o desenvolvimento socioemocional prepara os estudantes para decisões éticas, resolução de problemas e relações interpessoais saudáveis, influenciando positivamente sua trajetória futura.
Como isso acontece na prática na escola SESI?
Na Escola SESI, todos os estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, participam de aulas voltadas ao desenvolvimento socioemocional. Esse trabalho é realizado por meio da plataforma Lekto, que oferece conteúdos e atividades sobre diferentes competências emocionais e sociais consideradas transformadoras.
A proposta pedagógica adota uma abordagem de desenvolvimento integral, que reconhece e valoriza as aprendizagens socioemocionais e as dimensões cognitivas, afetivas e morais. Dessa forma, busca-se promover não apenas o desempenho acadêmico, mas também a formação de cidadãos críticos, empáticos e responsáveis.
SESI Saúde
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