Na região norte a elevação da temperatura anuncia a chegada do verão amazônico, o período é marcado por muito sol, calor intenso e poucas chuvas. Diante disso, é fundamental manter o corpo sempre bem hidratado e nutrido, o que auxilia em questões como regulação da temperatura corporal e auxilia no processo de digestão.
Mas diante da rotina do dia a dia, manter uma alimentação equilibrada merece uma atenção redobrada. Dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB) apontaram que, em 2024, o brasileiro gastou cerca de R$ 61,4 bilhões comendo fora de casa ou pedindo delivery. Este valor representa um crescimento de 3% quando comparado ao ano anterior.
E com a proposta de manter o corpo nutrido, o que reflete diretamente no bom funcionamento dos organismos e em questões como disposição, boa saúde, produtividade e rendimento, a nutricionista do SESI Amapá, Lorena Coimbra, reforça a importância de manter uma alimentação equilibrada, com alimentos de fácil digestão e que contribuam para questões como hidratação, controle da temperatura corporal e que favoreçam uma melhor adaptação ao calor.
Acompanhe abaixo algumas dicas e orientações da nutricionista do SESI Amapá, Kriscya Coimbra, para manter a alimentação e hidratação em dia durante este período.
De que forma a cultura alimentar amazônica pode contribuir para uma alimentação mais saudável e sustentável no verão?
Nos dias mais quentes, vale a pena apostar em alimentos nativos e leves, como frutas, peixes de água doce, castanhas e sementes. Eles são fáceis de digerir e ajudam a evitar aquele mal-estar típico do calor. Além disso, consumir produtos regionais traz vários benefícios como a redução do uso de alimentos industrializados, que costumam ter mais impacto ambiental, apoia a economia local, incentivo às práticas sustentáveis, além de ajudar a preservar a cultura alimentar e a biodiversidade da nossa região.
Existem mitos ou hábitos alimentares comuns na região que devem ser repensados durante o verão?
Há quem questione se o açaí pode ser consumido sem moderação por ser considerado saudável. No entanto, quando ingerido em grandes quantidades, especialmente com adição de açúcar, leite condensado e farinha, pode levar ao excesso calórico. Por isso, o ideal é consumir o açaí puro, sem açúcar, acompanhado de aveia ou granola.
Existe ainda um mito de que a farinha de mandioca pode ser consumida à vontade. Apesar de ser um alimento tradicional e nutritivo, ela é calórica e, se consumida em excesso, pode contribuir para o ganho de peso. Por isso, deve ser utilizada em pequenas porções, preferencialmente combinada com legumes e proteínas magras.
Quais alimentos devem ser priorizados durante o preparo das refeições no verão amazônico?
Alimentos preparados com peixes de água doce como pirarucu, tambaqui, tucunaré, jaraqui, hortaliças, legumes frescos, castanhas, sementes amazônicas, açaí, cupuaçu, taperebá, bacaba e graviola são produtos que ajudam na hidratação, são leves e fontes de fibras e nutrientes de fácil digestão.
Quais alimentos devem ser evitados e por quê?
Já os alimentos que devem ser evitados durante o verão são as frituras e os itens gordurosos, como carnes processadas, doces e sobremesas muito açucaradas, excesso de farinha de mandioca, bebidas açucaradas ou alcoólicas e alimentos ultra processados. Esses produtos dificultam a digestão e podem elevar a pressão arterial durante os períodos de altas temperaturas.
Para as pessoas que, regularmente, comem fora de casa, quais orientações são importantes na hora de montar o prato?
Inclua sempre uma fonte de proteína magra, como frango sem pele, peixes grelhados ou assados, ovos ou carnes magras. Dê preferência aos carboidratos integrais, como arroz, batata-doce e mandioca cozida. Priorize também saladas, legumes cozidos e frutas. Para acompanhar a refeição, escolha uma bebida refrescante, como água ou sucos naturais.
E para quem está iniciando uma vida com hábitos mais saudável, o que elas devem fazer?
Comece escolhendo alimentos mais naturais para colocar no prato, como frutas, peixes e hortaliças, e vá reduzindo gradualmente o consumo de ultra processados. Monte pratos mais equilibrados, sendo metade com saladas e legumes, um quarto com proteína magra e o outro quarto com carboidratos saudáveis. E não se esqueça de alinhar a alimentação com a prática regular de exercícios físicos, que ajudam a melhorar o metabolismo e o bem-estar.
A Amazônia é uma região rica, especialmente em frutas. Quais são as mais indicadas para o consumo durante este período?
Durante os períodos de temperaturas elevadas, alguns alimentos podem ajudar a hidratar o corpo e a manter a temperatura equilibrada. Frutas como taperebá, cupuaçu, bacaba, graviola, abacaxi, melancia, murici e açaí puro são ótimas opções e podem ser consumidas tanto in natura quanto em forma de suco.
Além da água, que outras bebidas podem ser consumidas neste período?
Além da água, sucos naturais de frutas amazônicas, águas aromatizadas, chás gelados e água de coco são opções tradicionais que ajudam a manter o corpo hidratado, que é essencial durante o verão amazônico.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa