A startup Ëpi-Pëk Tualon, voltada à saúde indígena, foi a grande vencedora da primeira edição do Programa SESI Saúde, desenvolvido pelo Hub de Inovação SENAI e SESI. O anúncio ocorreu durante o Demo Day, evento em que as empresas finalistas apresentaram seus pitches a uma banca formada por potenciais investidores e convidados.
“Esse é um programa de inovação, aceleração e empreendedorismo fomentado pelo Departamento Nacional (DN) do SESI, com o objetivo de impulsionar ideias criativas voltadas à área da saúde. As propostas selecionadas passaram por um processo de consultoria e desenvolvimento, resultando em soluções práticas para o setor industrial e de saúde”, destacou a gerente de Saúde e Segurança na Indústria, Jane Palmerim.
A Ëpi-Pëk Tualon atua na formação continuada de povos indígenas, utilizando a língua materna como base de ensino e oferecendo frases e expressões específicas para o atendimento médico.
Segundo o consultor da startup, Agerdanio Andrade, a iniciativa nasceu da necessidade de facilitar a comunicação entre comunidades indígenas e profissionais da rede pública de saúde. “Muitas vezes, o atendimento é prejudicado pela barreira linguística, o que impacta diretamente na qualidade da atenção básica e na prevenção de doenças”, explicou.
“Nossa proposta busca promover um impacto direto na comunicação e na qualidade do cuidado em saúde indígena. O conteúdo é validado por profissionais e tradutores e oferecido em uma plataforma multilíngue, com inclusão linguística real e atendimento individualizado”, completou Agerdanio.
Com a conquista, ele afirmou que o próximo passo será validar a proposta para expandir o alcance da solução, beneficiando tanto os povos indígenas quanto os profissionais da saúde.
Sobre o programa
O Programa SESI Saúde foi iniciado em janeiro de 2025 e contou com investimento de aproximadamente R$ 200 mil, com recursos do Departamento Nacional do SESI e contrapartida local. Desde o início, as startups participantes receberam mentorias especializadas em temas como análise de mercado, logística, design, produção e qualidade, entre outros.