Durante três dias, colaboradores do SENAI e do SESI Amapá se reuniram para alinhar e ajustar o planejamento estratégico das instituições para 2026. O encontro, realizado anualmente, teve como objetivo tornar as ações mais dinâmicas e adequadas aos novos cenários e demandas que orientarão as atividades do próximo ano.

A condução foi realizada pelo consultor empresarial Edmilson Fialho e seguiu sete etapas. Na quarta-feira (13), aconteceu a contextualização das estratégias e a apresentação dos objetivos relacionados ao Meio Ambiente, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês). Na ocasião, também foram revisadas a Missão, Visão e Valores das instituições, incorporando novos direcionamentos estratégicos. Na quinta-feira (14), a pauta se concentrou na análise da Matriz de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT). O ciclo foi encerrado na sexta-feira (15), com a apresentação da estruturação das iniciativas estratégicas que nortearão o ano de 2026.

Além das discussões formais, o encontro serviu como espaço de integração entre as equipes, fortalecendo a troca de experiências e incentivando a colaboração entre áreas, aspecto considerado essencial para garantir que as estratégias definidas saiam do papel e se transformem em resultados concretos.

“Tivemos a participação de colaboradores das áreas de negócio, de apoio e da alta gestão do SENAI e do SESI, para que todos pudessem discutir e desenvolver iniciativas voltadas ao alcance dos objetivos organizacionais das duas instituições”, destacou a coordenadora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Karina Maia.

Inclusão do pilar ESG

Uma das principais novidades do planejamento estratégico para 2026 é a inclusão formal do pilar ESG. A partir de agora, tanto o SESI quanto o SENAI intensificarão ações voltadas às questões ambientais, sociais e de governança, incorporando práticas sustentáveis, fortalecendo políticas de inclusão e promovendo maior transparência institucional. A meta é que esses princípios sejam transversais a todos os projetos e iniciativas, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento responsável e alinhado às demandas contemporâneas da sociedade.

Para a diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira, a adoção das ações ESG reforça o compromisso das instituições com um futuro mais sustentável e transparente. “Em 2025 lançaremos o Relatório de Sustentabilidade e, com essa inclusão, as ações ESG passam a fazer parte das nossas diretrizes, sendo prioritárias tanto para as equipes do SESI quanto do SENAI”, ressaltou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa