Representantes do Sistema S da Indústria e do Comércio participaram de um encontro voltado à discussão sobre sustentabilidade, inovação e práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG – sigla em inglês) com fornecedores do estado. A iniciativa aconteceu nesta terça-feira (6) e foi organizada de forma conjunta pelo Sistema Indústria, formado pelo SESI e SENAI, e pelo Sistema Comércio, composto por Sesc e Senac.

Durante a atividade, foram debatidas estratégias para impulsionar a economia local e promover soluções criativas que incorporem práticas responsáveis em toda a cadeia de suprimentos.

Para a diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI, Alyne Vieira, a ação visa otimizar os processos licitatórios das instituições do Sistema S, ampliando a participação dos empreendedores locais.


“Sabemos que o Amapá conta com bons fornecedores e a proposta é prepará-los para que a economia regional seja fortalecida. Com profissionais capacitados, conseguimos lidar melhor com questões de preço, logística e condições de entrega”, afirmou.

Ao longo do encontro, os participantes conheceram os portfólios de atividades e serviços oferecidos pelo SENAI, SESI, Sesc e Senac. Também foi realizada uma palestra sobre ESG, conduzida pelo coordenador de Infraestrutura e Engenharia do Sistema Indústria, Joany Santos, que abordou boas práticas e seus impactos no cotidiano das organizações. Outra palestra abordou o regime jurídico dos serviços sociais autônomos, apresentada pelo diretor jurídico do SENAI e SESI Amapá, Jean Alves.

Segundo o diretor regional do SENAI Amapá, José Iguarassu, a iniciativa evidencia o potencial do Sistema S, ao mesmo tempo que revela os desafios enfrentados nas contratações.


“Reunimos aqui fornecedores que atuam com instituições públicas e privadas. Nosso objetivo é que compreendam as especificidades dos processos e possam sanar dúvidas para obter melhores resultados nas licitações”, destacou.

A programação foi encerrada com uma apresentação integrada sobre inovações no Registro de Compra e Alienação (RCA) e perspectivas para novas contratações. A ação foi conduzida pela coordenadora de Contratação e Alienação do SENAI e SESI Amapá, Enaile Vieira, e pelos coordenadores de Material e Patrimônio do Sesc, Gleica Lima, e do Senac, José Maria Santos.

“Nós queremos que os recursos permaneçam no estado. Afinal, tanto o Sistema Comércio quanto o Sistema Indústria são financiados com arrecadação local. Estar aqui com nossas equipes é uma forma de valorizar os prestadores de serviço, fornecedores e empresas que atuam diariamente no Amapá”, ressaltou a diretora regional do Sesc, Êmilie Pereira.

Lana Karina, advogada da empresa Prime, prestadora de serviços para o Sistema S, participou do evento e destacou a importância da iniciativa.

“Foi uma oportunidade rica em novidades, especialmente com a atualização da legislação específica para essas instituições, que têm regras distintas das entidades públicas. O Sistema S é conhecido por sua pontualidade nos pagamentos, o que é um grande diferencial para os fornecedores. A partir desse encontro, vamos nos preparar ainda mais para futuras licitações”, declarou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamap